O Fluminense esteve presente em cinco competições em 2017: Primeira Liga, Campeonato Carioca, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e Campeonato Brasileiro.
O time carioca encontrou-se apertado em diversos momentos durante a temporada, dentro e fora de campo, o lado financeiro limitou as contratações e nos gramados, nada seria fácil também.
No Cariocão, o Tricolor conseguiu ganhar a Taça Guanabara, mas, em contra partida, na final do Estadual, o rival Rubro-Negro, Flamengo, levou a melhor e deixou para o Flu a medalha de prata.
Na Primeira Liga, o Fluminense chegou às quartas de final, mas a equipe perdeu por 2 a 0 para o Londrina, campeão da edição posteriormente.
Na Copa do Brasil e na Sul-Americana, o Fluminense novamente tombou. Na competição nacional, o time cedeu ao Grêmio, e na disputa continental, reviveu a eliminação para o Flamengo, que já havia acontecido no Rio de Janeiro.
O Brasileirão deu preocupação aos torcedores. O desempenho do time caminhava para a zona de rebaixamento e a cada rodada parecia mais difícil a permanência na Série A. Nos últimos suspiros do campeonato, o Fluzão reverteu o quadro que parecia perdido ficando na Série A, na 14ª posição.
2017 também foi o ano que comoveu todos os times em volta do técnico do Flu, Abel Braga. Neste ano, o filho de apenas 19 anos do treinador faleceu após cair da sacada do prédio onde a família morava. Diversas manifestações de apoio de várias torcidas foram feitas num ato de solidariedade e acolhimento ao professor.
Os destaques do time foram os jogadores Henrique Dourado, apelidado de Ceifador, e o atleta Richarlison, uma das maiores vendas do clube.
Elenco do Fluminense de 2017
Goleiros
- Marcos Felipe
- Diego Cavalieri
- Júlio César
- Matheus Phillipe
Laterais direitos
- Lucas
Zagueiros
- Gum
- Renato Chaves
- Wesley Frazan
- Nogueira
- Roger Ibañez
- Reginaldo
- Henrique
Laterais esquerdos
- Marlon
- Léo
Volantes
- Pierre
- Orejuela
- Marlon Freitas
- Richard
- Mateus Norton
- Wendel
Meias
- Marquinho
- Gustavo Scarpa
- Sornoza
- Robert
- Luquinhas
- Marquinhos Calazans
- Patrick Luan
Atacantes
- Henrique Dourado
- Wellington Silva
- Robinho
- Romarinho
- Peterson
- Matheus Alessandro
- Pedro
- Marcos Júnior
- Richarlison
Técnico
- Abel Braga