2018 foi o ano em que o Athletico Paranaense participou do Campeonato Paranaense, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana.
No Campeonato Paranaense, o Furacão delegou ao time sub-23 a missão de jogar o Estadual. Graças ao bom desempenho em campo e à belíssima campanha, a equipe chegou à final e foi campeão num jogo contra o rival Coritiba.
Após a saída do técnico Diniz, o treinador do mesmo sub-23 finalista, Tiago Nunes, assumiu o comando da equipe principal para alavancar o grupo.
O time passou por sufoco no Brasileirão, mas viu uma reformulação com Nunes. A disparada da parte de baixo da tabela rendeu à equipe a 7ª posição e espaço para disputar a Pré-Libertadores 2019.
Apesar da eliminação na Copa do Brasil para o Cruzeiro, coisas boas ainda viriam para o torcedor do Rubro-Negro: a Copa Sul-Americana.
A competição continental assistiu a um espetáculo do time do Paraná. O desdobramento do trabalho em equipe deu ao Athletico Paranaense o seu primeiro título internacional. O jogo contra o Junior Barranquilla foi decidido nos pênaltis e a comemoração foi toda em preto e vermelho.
Ao final da temporada, o clube anunciou a mudança no escuto e na grafia do nome abandonando o Atlético e retomando o registro de nascimento, Athletico. Bom para uns e ruim na opinião de outros, o fato, segundo os comandantes, acompanharia uma nova fase na história do clube.
Elenco do Athletico Paranaense de 2018
Goleiros
- Caio
- Santos
- Felipe Alves
Laterais direitos
- Jonathan
- Diego Ferreira
Zagueiros
- Paulo André
- Léo Pereira
- Wanderson
- Zé Ivaldo
- Thiago Heleno
Laterais esquerdos
- Márcio Azevedo
- Thiago Carleto
- Renan Lodi
Volantes
- Deivid
- Bruno Guimarães
- Wellington
- Esteban Pavez
Meias
- João Pedro
- Lucho Ganzález
- Camacho
- Raphael Veiga
- Guilherme
- Matheus Rossetto
Atacantes
- Ribamar
- Nikão
- Bérgson
- Pablo
- Rony
- Marcelo Cirino
- Marcinho
- Éderson
Técnico
- Tiago Nunes