Antes de começar a Copa do Mundo de 2010, a Holanda já tinha sido vice em duas ocasiões, 1974 e 1978, inclusive com o revolucionário Carrossel Holandês. Mas chegou ao Mundial na África do Sul concorrendo por fora. Não era apontada como favorita, mas com uma tática bem definida, a Laranja Mecânica por pouco não garantiu o título.
Ainda que não tenha sido destacada como favorita, a Holanda foi a primeira seleção a garantir a vaga no Mundial nas eliminatórias europeias, com duas rodadas de antecedência e 100% de aproveitamento.
Assim, a Seleção Holandesa ficou no Grupo E, junto com Dinamarca, Camarões e Japão. A estreia foi contra a Dinamarca. Em um jogo fraco, os holandeses conseguiram vencer (2 a 0), com gol contra de Agger e Kuyt.
Já no segundo confronto pegou o Japão, mas uma vez sem encantar, os europeus venceram (1 a 0), gol de Sneijder. Por fim, a Seleção da Holanda ainda venceu Camarões (2 a 1), gols de Van Persie e Huntelaar. Eto’o marcou o gol da seleção africana.
Dessa forma, a Holanda fechou a fase de grupos sem encantar, mas era uma equipe muito competitiva. Classificada como líder, a Seleção Holandesa enfrentou a Eslováquia nas oitavas de final. Mais uma fez com um futebol efetivo, venceu o seu jogo (2 a 1), gols de Robben e Sneijder, enquanto Róbert Vittek descontou.
SIGA-NOS NO INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE PARA MAIS CONTEÚDOS!
Nas quartas de final, a Laranja Mecânica enfrentou seu maior adversário, o Brasil. Os sul-americanos saíram na frente aos 10 minutos do primeiro tempo, gol de Robinho. Porém, com tranquilidade, os europeus viraram o placar no segundo tempo com dois gols de Sneijder, aos 8 e 23 minutos. Felipe Melo ainda foi expulso, depois da virada. Dessa forma, os holandeses passaram para a próxima fase.
Já na semifinal, a Seleção Holandesa protagonizou o jogo que mais marcou gols e mais sofreu, diante o Uruguai. Bronckhorst abriu o placar aos 18 do primeiro tempo, mas Diego Forlán empatou aos 40. Sneijder tratou de colocar os europeus na frente do placar mais uma vez, aos 25 da etapa complementar. 3 minutos depois, Robben ampliou o placar.
CONSIDERE SER APOIADOR NO CATARSE E PARTICIPE DO NOSSO CRESCIMENTO!
Já nos acréscimos Maxi Pereira diminuiu, mas não passou disso (3 a 2). 32 anos depois, a Holanda voltou para uma final de Copa do Mundo. Desta vez, diante a Espanha, considerada uma das favoritas desde o início da competição. Portanto, o Mundial teria um campeão inédito. Vale destacar que a Laranja Mecânica chegou à final de forma invicta.
O jogo decisivo foi duro, tanto que precisou da prorrogação para ter um campeão. Já se aproximando do final da partida, mais precisamente aos 109 minutos, o zagueiro Heitinga foi expulso. 7 minutos mais tarde, Iniesta marcou o tento que valeu o título da Espanha. Do outro lado, a Holanda amargou o seu 3° vice em Copas do Mundo.
Elenco da Seleção Holandesa de 2010
Goleiros
- Maarten Stekelenburg
- Michel Vorm
- Sander Boschker
Laterais direitos
- Gregory Van der Wiel
Zagueiros
- Johnny Heitinga
- Joris Mathijsen
- Khalid Boulahrouz
- André Ooijer
Laterais esquerdos
- Giovanni Van Bronckhorst
- Edson Braafheid
Volantes
- Mark van Bommel
- Nigel de Jong
- Demy de Zeeuw
Meias
- Wesley Sneijder
- Stijn Schaars
- Ibrahim Afellay
- Rafael van der Vaart
Atacantes
- Dirk Kuyt
- Robin Van Persie
- Arjen Robben
- Eljero Elia
- Klaas-Jan Huntelaar
- Ryan Babel
Técnicos
- Bert van Marwijk
VEJA MAIS ELENCOS DA SELEÇÃO DA HOLANDA!