Na temporada 2001, o Athletico-PR disputou a Copa Sul-Minas, o Campeonato Paranaense, a Copa do Brasil e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O Furacão começou o ano pela Copa Sul-Minas, mas não se saiu bem. A equipe paranaense ficou na 2ª colocação do Grupo B, com 12 pontos, atrás do Atlético-MG, com 14, que avançou à semifinal.
Apenas o líder se classificava e o Rubro-Negro se despediu do torneio. No Estadual, no entanto, a história foi diferente. Inicialmente, o Athletico-PR terminou na 1ª colocação na fase de classificação, com 45 pontos.
Coritiba (33 pontos), Paraná (30 pontos) e Malutrom (30 pontos), se juntaram ao Furacão na semifinal. O adversário do Rubro-Negro foi o último time citado, e avançou com um empate fora (1 a 1) e uma vitória apertada (4 a 3), na Arena da Baixada.
Na decisão, o Athletico-PR encarou o Paraná. Com os empates tanto no jogo de ida quanto no de volta, pelo mesmo placar (1 a 1), foi disputada uma terceira partida, com uma nova igualdade (2 a 2). Com isso, o título ficou com o Furacão, por ter conseguido a melhor campanha no geral.
Quanto a Copa do Brasil, a equipe paranaense fez uma boa campanha. Precisamente, alcançou as quartas de final e acabou eliminado pelo Corinthians, com um empate sem gols no Estádio do Pacaembu (0 a 0), e uma derrota em casa (1 a 0).
SIGA-NOS NO INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE PARA MAIS CONTEÚDOS!
Antes disso, o Furacão eliminou Treze-PB, Guarani e Portuguesa, na primeira, segunda e terceira fase da competição. Portanto, o Rubro-Negro quase ficou entre os melhores colocados e caiu para o vice-campeão.
No Brasileirão, o Athletico-PR teve seu ponto alto na temporada. A equipe paranaense se sagrou campeã nacional pela primeira vez em sua história. Na fase de classificação, o Rubro-Negro conseguiu a 2ª posição, com 51 pontos, oito a menos em relação ao líder São Caetano (59 pontos).
CONSIDERE SER APOIADOR NO CATARSE E PARTICIPE DO NOSSO CRESCIMENTO!
Chegando no mata-mata, o Furacão superou o São Paulo nas quartas de final, com uma vitória apertada (2 a 1). Em seguida, os paranaenses aplicaram o mesmo resultado no Fluminense na semifinal, e se garantiram na final. O adversário em questão foi o São Caetano.
No jogo de ida, na Arena da Baixada, o Athletico-PR venceu com autoridade (4 a 2). Na volta, no Anacleto Campanella, o Furacão voltou a levar a melhor (1 a 0), e confirmou o título do Campeonato Brasileiro daquele ano.
Elenco do Athletico-PR de 2001
Goleiros
- Flávio
- Émerson
- Carlos Nicola
- Tiago Cardoso
Laterais direitos
- Luisinho Netto
- Alessandro
Zagueiros
- Rogério Corrêa
- Nem
- Gustavo Caiche
- Daniel Horst
- Milton do Ó
- Igor
- João Miguel
Laterais esquerdos
- Ivan
- Fabiano
Volantes
- Valdir Benedito
- Cocito
- Rodriguinho
- Pires
- Evandir
- Douglas Silva
Meias
- Adriano Gabiru
- Kleberson
- Souza
- Bruno Reis
- William Fabro
- Geraldo
- Donizete Amorim
Atacantes
- Kléber Pereira
- Alex Mineiro
- Adauto
- Ilan
- Dagoberto
- Zé Afonso
Técnicos
- Paulo César Carpegiani
- Flávio Lopes
- Mário Sérgio
- Geninho
VEJA MAIS ELENCOS DO ATHLETICO-PR