Na temporada 2020, o Flamengo disputou o Campeonato Carioca, a Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana, Copa Libertadores da América, Copa do Brasil e a Série A do Campeonato Brasileiro.
Em ano de pandemia de Covid-19 e estádios vazios, o Rubro-Negro começou o ano com pé direito faturando o Estadual. Na Taça Guanabara, foi o 2º colocado no Grupo A, com 13 pontos, empatado com o líder Boavista, mas atrás no saldo de gols (seis contra cinco).
Na semifinal, O Mais Querido superou o Fluminense (3 a 2) e encarou a equipe de Saquarema na decisão, onde se sagrou campeão (2 a 1). Na Taça Rio, o Mengão ficou em 1º na Chave A, com 15 pontos, muito à frente do Botafogo, que se classificou em 2º com apenas oito.
O adversário na semifinal foi o Volta Redonda, e o Time da Gávea venceu com tranquilidade (2 a 0). Na final, o Flamengo reencontrou o Tricolor das Laranjeiras, mas, desta vez, foi superado nos pênaltis (3 a 2) após empate no tempo normal (1 a 1). Com isso, o título do Cariocão seria decidido no Fla-Flu.
Para tristeza dos tricolores, o Mengão se sagrou campeão sem muita dificuldade, vencendo tanto na ida (2 a 1) quanto na volta (1 a 0). Em relação à Supercopa do Brasil, O Mais Querido, que levou o Campeonato Brasileiro de 2019, encarou o Athletico-PR, vencedor da Copa do Brasil daquele mesmo ano.
O título foi decidido em jogo único, disputado no Estádio Mané Garrincha, situado em Brasília. O Rubro-Negro do Rio de Janeiro não deu nenhuma chance para o paranaense e foi campeão com uma vitória elástica (3 a 0). Quanto a Recopa Sul-Americana, o Mengão, vencer da Libertadores do ano anterior, enfrentou o Independiente del Valle, do Equador.
Os equatorianos haviam vencido a Sul-Americana do mesmo ano. Em jogos de ida e volta, o Time da Gávea beliscou um empate fora de casa (2 a 2), mas garantiu o título no Maracanã com facilidade (3 a 0). Na Libertadores, o Flamengo não conseguiu repetir o sucesso de 2019, embora tenha começado muito bem.
Na fase de grupos, o Mengão somou 15 pontos nas seis rodadas e se classificou em 1º, superando Independiente de Valle, Junior Barranquilla, da Colômbia, e Barcelona, do Equador. Entretanto, nas oitavas de final, O Mais Querido foi eliminado para o Racing, da Argentina. Os times ficaram no empate tanto na ida quanto na volta, pelo mesmo resultado (1 a 1), mas o adversário levou nos pênaltis (5 a 3).
Chegando na Copa do Brasil, o Flamengo entrou nas oitavas de final e se classificou diante do Athletico-PR, com vitórias em casa (3 a 2) e fora (1 a 0). Entretanto, o Rubro-Negro foi eliminado nas quartas de final para o São Paulo, perdendo como mandante (2 a 1) e visitante (3 a 0).
No Brasileirão, O Mais Querido teve seu ponto alto na temporada com o título nacional, o oitavo na sua história. Foram 71 pontos conquistados, um a mais que o vice-campeão Internacional, com 70. Na campanha, o Flamengo somou 21 vitórias, oito empates e nove derrotas nas 38 rodadas, com 69 gols marcos e 48 sofridos, saldo positivo de 20.
Elenco do Flamengo de 2020
Goleiros
- Diego Alves
- Hugo Souza
- César
- Gabriel Batista
Laterais direitos
- Rafinha
- Mauricio Isla
- João Lucas
- Matheuzinho
Zagueiros
- Rodrigo Caio
- Léo Pereira
- Gustavo Henrique
- Matheus Thuler
- Natan
- Rafael Santos
- Gabriel Noga
- Matheus Dantas
Laterais esquerdos
- Filipe Luís
- Renê
- Ramon
Volantes
- Willian Arão
- Thiago Maia
- Hugo Moura
- João Gomes
- Richard Rios
- Vinicius Souza
- Piris da Motta
Meias
- Giorgian De Arrascaeta
- Éverton Ribeiro
- Gerson
- Diego Ribas
- Pepê
- Luiz Henrique
Atacantes
- Gabriel Barbosa
- Bruno Henrique
- Pedro
- Michael
- Vitinho
- Lincoln
- Pedro Rocha
- Rodrigo Muniz
- Lucas Silva
- Yuri César
- Orlando Berrío
- Lázaro
- Vitor Gabriel
- Wendel Silva
- Guilherme Bala
Técnicos
- Jorge Jesus
- Domènec Torrent
- Rogério Ceni