Em 2022, a Seleção do Equador disputou sua quarta Copa do Mundo na história. Anteriormente, esteve nas edições de 2002, 2006 e 2014, fazendo sua melhor campanha na segunda participação, quando foi às oitavas de final. Na ocasião, caiu para a Inglaterra.
Os equatorianos conquistaram a quarta e última vaga direta nas Eliminatórias da América do Sul. Brasil, Argentina e Uruguai ficaram à frente e também foram, enquanto o Peru, o quinto, foi para a repescagem e caiu para a Nova Zelândia. Porém, a “La Tri” quase não avançou.
Precisamente, o Chile denunciou uma suposta irregularidade em Byron Castilho, do Equador, que não teria direito à cidadania equatoriana. A suspeita era de que o lateral-direito teria fraudado a certidão de nascimento e o passaporte. O Comitê Disciplinar da FIFA analisou o caso e decidiu pelo encerramento. No fim, o atleta não foi convocado para o Mundial.
SIGA-NOS NO INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE PARA MAIS CONTEÚDOS!
Voltando a falar da Copa do Mundo em si, a Seleção Equatoriana ficou no Grupo A, com Catar, Senegal e Holanda e a promessa era de disputa acirrada pelas duas vagas no mata-mata. A “Banana Mecânica” vinha de uma campanha mediana na Copa América de 2021, quando ficou em quarto no seu grupo e caiu ainda nas quartas de final para a Argentina, que viria a ser campeã.
CONSIDERE SER APOIADOR NO CATARSE E PARTICIPE DO NOSSO CRESCIMENTO!
Na edição anterior, em 2019, a Seleção do Equador foi o lanterna da sua chave, com apenas um ponto conquistado. Ambas as edições foram disputadas em solo brasileiro. Para o Mundial, os equatorianos apostaram em atletas como Enner Valência, Pervis Estupiñán e Robert Arboleda, sob o comando de Gustavo Alfaro, técnico argentino de 60 anos.
Copa do Mundo
O sonho de avançar ao mata-mata da competição não se concretizou. A Seleção do Equador começou o torneio com o pé direito vencendo o Qatar na estreia (0 a 2), mas o empate com a Holanda (1 a 1) e derrota para Senegal (1 a 2), levaram a “Banana Mecânica” ao 3º lugar, com quatro pontos. Holandeses (sete pontos) e senegaleses (seis pontos) se classificaram, enquanto os catari ficaram em último (zero ponto).
Elenco da Seleção Equatoriana de 2022
Goleiros
- Moisés Ramírez
- Hernán Galindez
- Alexander Domínguez
Laterais direitos
- Ángelo Preciado
Zagueiros
- Robert Arboleda
- Félix Torres
- Xavier Arreaga
- Piero Hincapié
- Jackson Porozo
- William Pacho
Laterais esquerdos
- Pérvis Estupiñán
- Diego Palacios
Volantes
- Alan Franco
- Jhegson Méndez
- Moisés Caicedo
- Carlos Gruezo
Meias
- José Cifuentes
- Ángel Mena
- Ayrton Preciado
Atacantes
- Enner Valencia
- Kevin Rodríguez
- Djorkaeff Reasco
- Michael Estrada
- Gonzalo Plata
- Romario Ibarra
- Jeremy Sarmiento
Técnicos
- Gustavo Alfaro
VEJA SELEÇÕES DA COPA DO MUNDO DE 2022 E DE OUTRAS EDIÇÕES!