Após 60 anos os franceses voltaram a sediar uma Copa do Mundo. Com destaques para Zidane e Henry, a anfitriã tinha um bom time, sobretudo pelas laterais.
Enfrentando o Brasil na final, a França conquistou seu primeiro título mundial. Numa das chaves mais fáceis da primeira fase, a equipe passou invicta. Os franceses venceram a Dinamarca e golearam a África do Sul e a Arábia Saudita.
Nas oitavas de final, a França enfrentou o Paraguai, que na época era treinado pelo brasileiro Paulo César Carpegiani. Assim como os donos da casa, a seleção sul-americana havia sofrido apenas um gol na fase de grupos.
Com esse retrospecto, os paraguaios se retrancaram no jogo e deixaram os europeus atacarem. A defesa paraguaia resistiu bem durante os 90 minutos e assim levaram a decisão da vaga para a prorrogação. Aos 114 minutos, Laurent Blanc acertou um cabeceio e levou o time para a próxima fase (0 a 1)
Indo para as quartas, a adversária foi a vice-campeã mundial de 1994: Itália. O time italiano contava com Baggio, Cannavaro e Maldini. O jogo teve boas chances para ambos os lados, mas sem abrir o placar. A prorrogação também não tirou a partida do zero, o que obrigou a disputa por pênaltis. A França avançou na competição (4 a 3). Para a Azzurra, restou a terceira queda seguida em disputa de pênaltis em Copas.
Chegando na semifinal, a França enfrentou a surpreendente Croácia. Pela primeira vez em uma Copa do Mundo, os croatas faziam uma boa campanha e vinham de uma vitória em cima da Alemanha. Não à toa, os estreantes abriram o placar no segundo tempo. A reação francesa veio um minuto depois, com o gol de Thuram. A virada e a vaga na decisão veio novamente com Thuram (2 a 1) e os franceses pela primeira vez numa final de Mundial.
A finalíssima foi um França e Brasil. Os brasileiros defendiam o título de 1994 e faziam campanha muito parecida com os Les Bleus: deixaram pelo caminho Chile, Dinamarca e Holanda. Apesar do otimismo para o título, Ronaldo sofreu uma convulsão um dia antes da final e era dúvida.
As 80 mil pessoas no Stade de France, em Paris, viram um baile francês. Com Ronaldo em campo, a amarelinha não soube o que fazer e viu o primeiro gol aos 27 minutos. Zidane, de cabeça. Numa noite brilhante, o 10 francês voltou a marcar de cabeça. Na segunda etapa, a Seleção Francesa perdeu o Desailly por cartão vermelho. Mesmo com um a menos, o time de Aimé Jacquet fechou a vitória com Petit (3 a 0).
Pela primeira vez na história, a França era campeã mundial. Desde 1978, com a Argentina, uma seleção anfitriã não era campeã. No mesmo ano, Zinedine Zidane recebeu o título de melhor jogador de 1998.
Elenco da Seleção da França 1998
Goleiros
- Bernard Lama
- Fabien Barthez
- Charbonnier
Laterais direitos
- Thuram
- Christian Karembeu
Zagueiros
- Desailly
- Leboeuf
- Laurent Blanc
Laterais esquerdos
- Vicent Candela
- Lizarazu
Volantes
- Patrick Vieira
- Petit
- Boghossian
- Didier Deschamps
Meias
- Robert Pires
- Zidane
- Djorkaeff
Atacantes
- Thierry Henry
- Trezeguet
- Guivarch
- Dugarry
- Bernard Diomede
Técnico
- Aimé Jacquet
O técnico da copa foi Aimé Jacquet. Lemerre assumiu o time após o mundial de 98.
Bom dia, Victor! Realmente, cometemos um equívoco nesse detalhe. Já corrigido. Obrigado pela colaboração!