Na temporada 2001, o Grêmio disputou o Campeonato Gaúcho, a Copa Sul-Minas, Copa do Brasil, Copa Mercosul e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O Imortal começou o ano com o pé direito no Estadual. Inicialmente, aconteceu uma fase seletiva, não foi disputada pelo time de Porto Alegre. Depois, formaram-se oito times num octogonal de turno e returno.
A equipe gremista terminou na liderança do primeiro turno, com 19 pontos, e ficou em 3º no segundo, com 11, e se garantiu na final contra o Juventude. Avançaram os líderes de cada turno. O Tricolor foi o campeão com uma vitória no Alfredo Jaconi (3×2) e outra no Olímpico (3 a 1).
Na Sul-Minas, no entanto, o Imortal não teve o mesmo sucesso, mas também não foi mal. O time ficou em 1º no seu grupo, com 12 pontos, do Athletico-PR e do arquirrival Internacional. Entretanto, parou na semifinal diante do Coritiba. No jogo de ida, em casa, empatou (2 a 2) e, na volta, fora, foi superado (1 a 0).
A Copa do Brasil foi o ponto alto gremista no ano, com a conquista do quarto troféu da competição. Para chegar ao título, o Tricolor avançou por Villa Nova-MG, Santa Cruz, Fluminense, São Paulo e Coritiba, isso na primeira fase, segunda, oitavas de final, quartas de final e semifinal.
Chegando na decisão, o adversário foi o Corinthians. O primeiro confronto aconteceu no Olímpico e ficou no empate 2 a 2). Porém, quando imaginava-se uma vantagem alvinegra, que decidiria em São Paulo, no Morumbi, o Grêmio surpreendeu com uma vitória (3 a 1) e, consequentemente, se sagrou campeão.
O Imortal voltou a fazer boa campanha na Copa Mercosul. Na fase de grupos, liderou sua chave com 14 pontos, ficando à frente de River Plate, da Argentina, Palmeiras e Universidad de Chile, respectivamente.
No mata-mata, o Tricolor superou o Talleres, da Argentina, nas quartas de final, com um empate sem gols em casa (0 a 0) e vitória fora (2 a 0). Na semifinal, no entanto, não passou pelo compatriota Flamengo, Os cariocas levaram a melhor nos pênaltis (4 a 3), depois de um empate em Porto Alegre (2 a 2) e no Rio de Janeiro (0 a 0).
Quanto ao Brasileirão, o Grêmio fez uma campanha mediana. Incialmente, na fase de classificação, ficou em 5º, com 47 pontos, e avançou ao mata-mata. Entretanto, caiu nas quartas de final para o Atlético-MG, com uma amarga derrota em jogo único (3 a 0).
Elenco do Grêmio de 2001
Goleiros
- Danrlei
- Eduardo Martini
Laterais-direitos
- Ânderson Lima
- Pedrinho
- Adriano
Zagueiros
- Anderson Polga
- Marinho
- Mauro Galvão
- Gabriel Atz
- Alex Xavier
- Nenê
- Claudiomiro
Laterais-esquerdos
- Roger Machado
- Rubens Cardoso
- Fabiano Ferri
- Fábio de los Santos
Volante
- Tinga
- Gavião
- Emerson
- Eduardo Costa
- Rafael Toledo
Meias
- Marcelinho Paraíba
- Zinho
- Fábio Baiano
- Ronaldinho Gaúcho
- Itaqui
Atacantes
- Rodrigo Mendes
- Luís Mário
- Warley
- Rodrigo Gral
- Cláudio Pitbull
- Guilherme Weisheimer
- Leandro Amaral
- Renato Martins
- Rodrigo Fabri
- Serjão
Técnico
- Tite