Na temporada 2005, o Grêmio disputou o Campeonato Gaúcho, a Copa do Brasil e a Série B do Campeonato Brasileiro.
O ano não iniciou bem para o Imortal, que passou longe de ser campeão do Gauchão. Na primeira fase, ficou na 3ª posição em seu grupo, com 14 pontos, ficando atrás de Caxias (18) e Brasil de Pelotas.
Na segunda fase, o Tricolor terminou na 2ª colocação, com nove pontos, um a menos que o líder 15 de Novembro, que somou 10. Com isso, sequer avançou à final e ainda viu o arquirrival levantar o troféu na sequência.
Quanto a Copa do Brasil, a equipe gaúcha realizou uma campanha mediana. Passou por Bahia e Vila Nova na primeira e segunda fase, mas foi eliminado nas oitavas de final para o Fluminense, com derrota no Rio de Janeiro (3 a 0) e em Porto Alegre (1 a 0).
Na Série B, o Grêmio cumpriu o seu objetivo e conseguiu não apenas o acesso à Série A do ano seguinte, como foi o campeão. Entretanto, se enganaram os desavisados que imaginaram uma campanha tranquila.
O Imortal precisou suar e, na fase de classificação, ficou apenas na 4ª colocação, com 35 pontos, atrás de Santa Cruz (41), Marília (35) e Guarani (35). Quanto aos últimos dois citados, o Tricolor perdia no critério de número de vitórias. Se classificavam à segunda fase os oito primeiros colocados.
Nela, a equipe gaúcha ficou com a 2ª posição do seu grupo, com 12 pontos, um a menos em relação ao líder Santa Cruz, com 13. Os outros times da chave eram Santo André (10) e Avaí (0). Chegando na fase final, foi a vez do time de Porto Alegre ficar na liderança (12 pontos), enquanto a Cobra Coral ficou logo atrás (10).
Os outros times do grupo eram Náutico, que ficou com seis pontos, e Portuguesa, com cinco. Com essas campanhas, Grêmio e Santa Cruz foram os promovidos à Série A. No jogo final da competição, o Imortal conseguiu uma vitória histórica sobre o Timbu (1 a 0), com direito a muita confusão e quatro gremistas expulsos, o que ficou conhecido como a “Batalha dos Aflitos”.
Elenco do Grêmio de 2005
Goleiros
- Rodrigo Galatto
- Eduardo Allax
- Márcio Aguiar
Laterais direitos
- Patrício
- Alessandro
- Luiz Felipe
- Gustavo
Zagueiros
- Marcelo Oliveira
- Domingos
- Pereira
- Alessandro Lopes
- Tiago Prado
- Dênis
Laterais esquerdos
- Jean Beausejour
- Alejandro Escalona
- Marcinho Soriano
- Raone
Volantes
- Sandro Goiano
- Nunes
- Jeovânio
- Marcus Vinícius
- Lucas Leiva
- Douglas Silva
- Glauber
Meias
- Bruno Ferraz
- Anderson
- Marcinho
- Marcelo Costa
- Marcel
- Paulo Ramos
- Pedrinho
- Marco Aurélio Jacozinho
- Luiz Fernando
- Marco Aurélio
- Eninho
- Eduardo Ramos
- Saraiva
- Élton
- Ênio Oliveira
- Cássio
Atacantes
- Pedro Júnior
- Marcelo Lipatin
- Fábio Bala
- Samuel Lopes
- Marcelinho Rodrigues
- Tiago Duarte
- Osmar
- Somália
- Ricardinho
Técnicos
- Hugo de León
- Mano Menezes