Na temporada 2006, o Grêmio disputou o Campeonato Gaúcho, a Copa do Brasil e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O Imortal começou o ano de forma positiva com a conquista do Gauchão. Na primeira fase, liderou o seu grupo, com 23 pontos, sete a mais que o 2º, Santa Cruz, que somou 16.
Na segunda fase, o time de Porto Alegre voltou a liderar sua chave, com 14 pontos, cinco a mais que o 2º, Juventude, com nove. Com isso, avançou à final e teve pela frente o arquirrival Internacional.
O jogo de ida aconteceu no Estádio Olímpico e terminou com os times empatando sem gols (0 a 0). Na volta, no Beira-Rio, a equipe gremista arrancou um empate (1 a 1) e se sagrou campeã pelo critério de gol fora.
Já na Copa do Brasil, o Imortal não teve o mesmo sucesso. Depois de avançar pelo Piauí na primeira fase, com uma vitória fora (2 a 1) e goleada em casa (4 a 0), foi eliminado na segunda fase, para outro time do Rio Grande do Sul.
Trata-se do 15 de Novembro, time que apareceu no cenário nacional anos antes justamente com o Mano Menezes, agora do lado gremista. O Tricolor foi superado fora de casa (1 a 0 ) e venceu no Olímpico pelo mesmo placar (1 a 0), mas, nas penalidades, acabou eliminado (6 a 5).
No Brasileirão, o Grêmio protagonizou uma grande campanha e terminou na 3ª posição, com 67 pontos, atrás de São Paulo, que somou 78 e foi campeão, além do Colorado, com 69. Com essa posição, beliscou uma vaga na Libertadores do ano seguinte.
Elenco do Grêmio de 2006
Goleiros
- Marcelo Grohe
- Rodrigo Galatto
- Cássio Ramos
Laterais direitos
- Patrício
- Alessandro
Zagueiros
- William
- Pereira
- Julián Maidana
- Evaldo
Laterais esquerdos
- Wellington
- Alejandro Escalona
- Bruno Teles
Volantes
- Lucas Leiva
- Sandro Goiano
- Nunes
- Jeovânio
- Valdeir Santos
- Rudnei
Meias
- Tcheco
- Hugo
- Léo Lima
- Marcelo Costa
- Willian Leandro
- Ramón Rodrigo
- Bruno Coutinho
- Rafinha
- Paulo Ramos
Atacantes
- Herrera
- Ricardinho
- Rômulo Antoneli
- Pedro Júnior
- Aloísio
Técnicos
- Mano Menezes