Na temporada 1991, o Criciúma disputou a Série B do Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e o Campeonato Catarinense.
O Tigre começou o ano com o pé direito faturando o maior título da sua história, a Copa do Brasil, numa campanha surpreendente.
Ubiratan-MS, Atlético-MG, Goiás e Remo foram superados pelos catarinenses na primeira fase, oitavas de final, quartas de final e semifinal.
O adversário na decisão foi o Grêmio. No jogo de ida, disputado no Olímpico, as equipes empataram (1 a 1) e, na volta, no Heriberto Hulse, os donos da casa seguraram o empate sem gols (0 a 0) e foi campeão pelo critério de gol fora.
Na Série B, o Criciúma não teve a mesma sorte e foi apenas o 5º colocado na chave 8 da primeira fase, com 13 pontos somados, e não avançou ao mata-mata. Coritiba e Paraná foram os dois classificados.
Quanto ao Campeonato Catarinense, o Tigre voltou a ser campeão. Primeiro, faturou a primeira fase vencendo o Blumenau na decisão. Depois, na segunda, somou mais pontos num quadrangular com o mesmo adversário, além de Chapecoense e Figueirense.
Na semifinal, o oponente foi o Joinville e o Criciúma levou a melhor com um empate sem gols (0 a 0) fora e uma vitória simples em casa (2 a 1). Chegando na grande decisão, o Carvoeiro encarou a Chapecoense numa melhor de três e, com um revés e dois triunfos, levantou o troféu.
Elenco do Criciúma de 1991
Goleiros
- Alexandre Pandóssio
- Marolla
- Almir
Laterais direitos
- Jairo Santos
- Sarandí
Zagueiros
- Vilmar Rodrigues
- Altair Filete
- Omar
- Evandro Guimarães
- Wilson Vaterkemper
- Sílvio Criciúma
Laterais esquerdos
- Itá
- Clóvis
Volantes
- Roberto Cavalo
- Gélson da Silva
Meias
- Grizzo
- Zé Roberto
Atacantes
- Vanderlei Mior
- José Carlos Soares
- Jairo Lenzi
- Everaldo da Silva
- Adilson Gomes
Técnicos
- Luiz Felipe Scolari
- José Luiz Carbone
- Lori Sandri