Na temporada 2010, o Grêmio disputou o Campeonato Gaúcho, a Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O Tricolor começou o ano com o pé direito faturando o Estadual. No primeiro turno, a Taça Fernando Carvalho, ficou em 1º na Chave 1, com 17 pontos, nove a mais que o 2º, Novo Hamburgo, com oito.
Em seguida, o Imortal avançou por Veranópolis e Inter de Santa Maria, nas quartas de final e semifinal, até chegar à final. O oponente em questão foi o Novo Hamburgo, mas o gremistas levaram a melhor em jogo único (1 a 0) e levantaram o troféu do turno.
Chegando no segundo, a Taça Fábio Koff, a equipe gremista voltou a ficar em primeiro na Chave 1, agora com 21 pontos. Entretanto, quando chegou nas quartas de final, acabou superado pelo Pelotas (2 a 1) e caiu precocemente.
Como havia vencido o primeiro turno, o Grêmio encarou o vencedor do segundo, que no caso foi o Internacional, na grande decisão. Diante do arquirrival, o Imortal venceu na ida (2 a 0), no Beira-Rio, e nem o revés no Olímpico (1 a 0) impediu que se sagrasse campeão Gaúcho.
Posteriormente, o Tricolor protagonizou uma belíssima campanha na Copa do Brasil, mas desta vez não saiu com o troféu. A equipe gaúcha passou por Araguaia-MT, Votoraty-SP, Avaí e Fluminense, na primeira fase, segunda, oitavas e quartas de final.
Na semifinal, porém, caiu para o Santos, que viria a ser campeão logo em seguida. Em casa, a equipe gremista até venceu em jogo eletrizante (4 a 3), mas foi superado fora de casa (3 a 1), resultado suficiente para eliminá-lo.
Quanto a Sul-Americana, o Imortal entrou na segunda fase e caiu de imediato. O oponente em questão foi brasileiro, o Goiás. Depois de um empate no Serra Dourada (1 a 1), o Esmeraldino venceu em pleno Olímpico (2 a 0) e avançou às oitavas de final.
No Brasileirão, o Grêmio fez uma boa campanha e terminou na 4ª posição na tabela, com 63 pontos, atrás apenas de Fluminense (71), Cruzeiro (69) e Corinthians (68), respectivamente. Essa colocação ainda rendeu uma vaga na Libertadores do ano seguinte.
Elenco do Grêmio de 2010
Goleiros
- Victor
- Marcelo Grohe
- Matheus Silva
Laterais direitos
- Edílson
- Mário Fernandes
- Gabriel
- Joílson
Zagueiros
- Rodrigo
- Maurício
- Réver
- Paulão
- Saimon
- Ozéia
- Neuton
- Vilson
- Rafael Marques
Laterais esquerdos
- Fábio Santos
- Gilson
- Bruno Collaço
- Lúcio Carlos
- Uendel
Volantes
- Fábio Rochemback
- Ferdinando
- Henrique Choco
- Adilson Warken
- Willian Magrão
- Fernando
Meias
- Douglas
- Souza
- Maylson
- Hugo
Atacantes
- Jonas
- Borges
- André Lima
- Diego Clementino
- Leandro Lessa
- William Salles
- Roberson
- Junior Viçosa
- Bérgson
Técnicos
- Silas
- Renato Gaúcho
Cade o Henrique Choco?
Olá, Abilio! Tudo bem? Analisamos o nome que sentiu falta e realmente ficou faltando o Henrique. Obrigado pelo aviso e volte sempre!