Na temporada 2002, o Cruzeiro disputou a Copa Sul-Minas, o Supercampeonato Mineiro, a Copa do Brasil, a Copa dos Campeões Regionais e a Série A do Campeonato Brasileiro.
A Raposa começou aquele ano muito bem com a conquista da Copa Sul-Minas. O bom indício veio já na fase de classificação, quando o time mineiro ficou em 1º, com 35 pontos somados, seis a mais que em relação ao 2º, Athletico-PR, que somou 29.
Na semifinal, a equipe celeste teve pela frente seu grande arquirrival. Os times empataram na ida e na volta pelo mesmo placar (1 a 1), o que levou a decisão da vaga para os pênaltis. Nas cobranças, o lado azul de Belo Horizonte saiu com a vitória (4 a 2) e a vaga na final.
O oponente na decisão foi o Furacão. Sem dar muitas chances ao time paranaense, a Raposa venceu tanto na ida (2 a 1) quanto na volta (1 a 0) e assim se sagrou campeã da competição pela segunda vez em sua história.
Quanto a Copa do Brasil, o Cruzeiro superou o Bandeirante-DF e o Londrina na primeira e segunda fase, respectivamente. No entanto, nas oitavas de final, foi eliminado pelo Corinthians, com um empate na ida (2 a 2) e derrota na volta (3 a 2).
No supercampeonato Mineiro, competição de edição única que teve como objetivo preservas os grandes clubes do desgastante Estadual, o Cabuloso voltou a ser campeão. Em um pontos corridos de tiro curto, a equipe celeste terminou em 1º, com nove pontos em quatro partidas.
Chegando na Copa dos Campeões, a equipe celeste ficou em 1º no seu grupo, com cinco pontos. Os oponentes na chave foram Vitória, São Paulo e Grêmio. Posteriormente, avançou Goiás e Flamengo, nas quartas de semifinal.
A Raposa, no entanto, foi superada na decisão pelo Paysandu, mesmo com a vitória no jogo de ida (2 a 1), em pleno Mangueirão. O problema foi que, na volta, no Castelão, os paraenses conseguiram uma vitória heroica (4 a 3), levou a decisão para os pênaltis e saiu vencedor (3 a 0).
No Brasileirão, edição que marcou o último mata-mata, o Cabuloso fez uma campanha mediana e perdeu por pouco a vaga nas quartas de final para o Santos. Mais precisamente, o time azul ficou em nono na tabela como os mesmos 39 pontos do Peixe, mas ficou atrás nos critérios de desempate.
Elenco do Cruzeiro de 2002
Goleiros
- Jefferson
- Gomes
- Alexandre Fávaro
Laterais direitos
- Ruy
- Maicon
Zagueiros
- Marcelo Batatais
- Luisão
- Thiago Gosling
- Cris
Laterais esquerdos
- Juan Pablo Sorín
- Leandro da Silva
- Rondinelli
- Jorginho Paulista
Volantes
- Alexander Viveros
- Fernando Miguel
- Augusto Recife
- Paulo Miranda
- Victor Quintana
Meias
- Wendel
- Alex
- Jorge Wagner
- Ricardinho
- Lúcio Bala
- Vander Pereira
Atacantes
- Fábio Júnior
- Marcelo Ramos
- Jussiê
- Alessandro Cambalhota
- Edílson
- Joãozinho
- Lucas Severino
Técnicos
- Marco Aurélio
- Vanderlei Luxemburgo