Na temporada 2003, o Cruzeiro disputou o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e a Série A do Campeonato Brasileiro.
Foi um ano muito especial na história da Raposa, que começou com o pé direito. No Mineiro, o Cabuloso se sagrou campeão terminando em 1º, com 32 pontos, sete a mais em relação ao 2º, Atlético-MG, que somou 25.
Diferente de outras edições, não teve o mata-mata e se limitou à fase de classificação. Na Copa do Brasil, mais uma alegria para o lado azul de Belo Horizonte.
O Cruzeiro passou por Rio Branco-ES, Coríntians-RN, Vila Nova-GO, Vasco da Gama e Goiás, na primeira fase, segunda, oitavas de final, quartas e semifinal, nessa ordem, até chegar na decisão, onde teve como adversário o Flamengo.
No jogo de ida, no Maracanã, o equilíbrio prevaleceu e as equipes empataram (1 a 1). Na volta, porém, a Raposa se impôs, conseguiu a vitória no Mineirão (3 a 1), e assim se sagrou campeão da Copa do Brasil pela quarta vez em sua história.
Chegando na Sul-Americana, veio a única decepção cruzeirense na temporada. A equipe mineira caiu na fase preliminar brasileira, com uma vitória sobre o Palmeiras (1 a 0) e um empate com o São Caetano (3 a 1), que não foram suficientes para seguir em frente.
Voltando às glórias do ano celeste, chega o Brasileirão. Na primeira edição dos pontos corridos, com 24 equipes, o Cabuloso somou 100 pontos nas 46 rodadas disputadas e se sagrou campeão da competição pela segunda vez em sua história. A posição também lhe rendeu uma vaga na Libertadores do outro ano.
Elenco do Cruzeiro de 2003
Goleiros
- Gomes
- Arthur Moraes
- André Doring
Laterais direitos
- Maurinho
- Maicon
Zagueiros
- Cris
- Edu Dracena
- Luisão
- Marcelo Batatais
- Thiago Gosling
- Irineu
- Gladstone
Laterais esquerdos
- Leandro dos Santos
Volantes
- Augusto Recife
- Felipe Melo
- Maldonado
- Jardel
- Itaparica
- Márcio Hahn
- Paulo Miranda
- Claudinei
- Luís Martinez
Meias
- Alex
- Marcinho
- Zinho
- Wendel
- Sandro
Atacantes
- Aristizábal
- Deivid
- Marcelo Ramos
- Alex Alves
- Alex Dias
- Jussiê
- Mota
- Márcio Nobre
- Kanu
Técnico
- Vanderlei Luxemburgo