Na temporada 2004, o Cruzeiro disputou o Campeonato Mineiro, a Copa Libertadores da América, a Copa Sul-Americana e a Série A do Campeonato Brasileiro.
Depois de um 2003 impecável, a Raposa entrou no novo ano com uma grande responsabilidade: seguir em alta. No entanto, não foi bem assim, como poderá ser visto posteriormente.
O Estadual até que seguiu no mesmo ritmo vencedor para o lado azul de Minas Gerais, com a conquista do bicampeonato. Na fase de classificação, o Cabuloso terminou na 3ª posição, com 26 pontos, atrás de Atlético-MG e América-MG.
Chegando na semifinal, a equipe celeste encarou o Coelho e não deu chances, vencendo tanto na ida (2 a 1) quanto na volta (4 a 1), ambos os confrontos disputados no Estádio Mineirão.
Na decisão, o oponente foi o arquirrival Atlético-MG, que passou pela Caldense na semi. No jogo de ida, a Raposa saiu com uma vitória confortável (3 a 1) e nem a derrota na volta (1 a 0) foi suficiente para que perde o título.
O Cruzeiro seguiu muito bem na Libertadores, pelo menos inicialmente. Ficou em 1º, com 13 pontos, em grupo com Santos Laguna, do México, Caracas, da Venezuela, e Universidad de Concepción, do Chile.
Nas oitavas de final, o adversário foi o Deportivo Cali, da Colômbia. No jogo de ida, fora de casa, a equipe celeste foi derrotada pelo placar mínimo (1 a 1) e conseguiu vencer em casa (2 a 1). Com isso, a vaga nas quartas foi decidida nos pênaltis e os colombianos levaram a melhor (3 a 0).
Quanto a Sul-Americana, o Cabuloso não foi nada bem. Mais precisamente, saiu ainda na fase preliminar brasileira. Primeiramente, até avançou diante do Goiás, com um empate fora (2 a 2) e uma vitória em casa (3 a 2), mas foi eliminado pelo Internacional com duas derrotas, uma em Porto Alegre (3 a 1) e em Minas Gerais (1 a 0).
No Brasileirão, o Cruzeiro falhou na busca por defender o título. Na verdade, sequer chegou perto, sendo que terminou a competição com a modesta 13ª posição, com 56 pontos somados, edição essa que teve 24 participantes. Com essa colocação, a Raposa garantiu vaga na Sul-Americana do ano seguinte.
Elenco do Cruzeiro de 2004
Goleiros
- Artur Moraes
- Gomes
- Doni
Laterais direitos
- Maicon
- Marco Aurélio
- Maurinho
- Alessandro
- Michel Gaúcho
Zagueiros
- Cris
- Edu Dracena
- Marcelo Batatais
- Gladstone
- Irineu
- Régis Amarante
Laterais esquerdos
- Juan Pablo Sorín
- Alemão
- Leandro da Silva
Volantes
- Felipe Melo
- Maldonado
- Wendel
- Sandro
- Jardel
- Augusto Recife
- Bruno Quadros
Meias
- Alex
- Marcinho
- Fernando Diniz
- Adriano Gabiru
- Rivaldo
- Wagner
- Márcio Hahn
- Geovani Monteiro
- Luís Martinez
Atacantes
- Guilherme Alves
- Jussiê
- Fred
- Lima
- Márcio Diogo
- Alex Dias
- Héctor Tapia
- Dudu Carioca
- Kanú
- Schwenck
Técnicos
- Vanderlei Luxemburgo
- PC Gusmão
- Emerson Leão
- Ney Franco
- Marco Aurélio