Na temporada 2005, o Fluminense disputou o Campeonato Carioca, a Copa do Brasil, a Copa Sul-Americana e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O ano começou, como de praxe, pelo Cariocão. No primeiro turno do campeonato, a Taça Guanabara, o Flu terminou a em 4ª lugar em seu grupo e não avançou para as semifinais.
Já na Taça Rio, o returno do campeonato, o time passou para a semifinal depois de se classificar em primeiro na sua chave.
No jogo único da semi, os 90 minutos contra o Vasco terminou no empate. O placar obrigou uma decisão por pênaltis, com a vitória Tricolor (8 a 7), chegando assim à final do segundo turno.
A decisão foi um clássico Fla-Flu. Com o mando de campo, no Maracanã, o Fluzão aplicou uma goleada (4 a 1) para cima do Rubro-Negro e levanto a Taça Rio.
Para definir de vez o campeão estadual de 2005, ficaram frente a frente o Volta Redonda, campeão do primeiro turno, e o Time de Guerreiros, campeão do returno.
A ida terminou com a vitória do Volta Redonda (4 a 3). Na partida de volta, o time das Laranjeiras venceu o o Voltaço (3 a 1)e foi campeão Carioca de daquele ano.
Na Copa do Brasil, a equipe carioca passou por Campinense-PB e do Esportivo-RS, na primeira e segunda fase, respectivamente. Chegando nas oitavas, encontrou o Grêmio. As duas vitórias deram a permanência na competição ao Fluzão.
Chegando nas quartas de final, o Flu recebeu os paraibanos do Treze no Maracanã e saiu vencedor. Na volta, o ganhador foram os donos da casa, o que levou a disputa aos pênaltis. Depois de 17 cobranças, o Tricolor avançou à seminal (8 a 9).
Agora contra o Ceará, o primeiro jogo da semi terminou empatado. Com uma goleada na volta, o Time das Laranjeiras cravou sua ida para a finalíssima da competição.
A grande final o adversário foi o Paulista. Em Jundiaí, no primeiro duelo, o time de São Paulo mostrou seu poderio técnico e abriu o placar de 2 a 0. Na volta em São Januário, o vice-campeonato do Fluminense foi decidido. O 0 a 0 deu o troféu da Copa do Brasil ao Paulista.
Quanto a Sul-Americana, o Tricolor passou de fase após uma disputa por pênaltis contra o Santos nas preliminares. Chegando nas oitavas, o carioca encontrou os argentinos do Banfield, da Argentina.
Após uma vitória e depois um empate, o Flu seguiu às de final quartas. Encarando a Universidad Católica, do Chile, no Maracanã, o time brasileiro saiu com uma vitória (2 a 1). No entanto, fora de casa o cenário foi outro. Os chinelos venceram (2 a 0) e eliminaram os brasileiros do torneio.
No Brasileirão com 22 clubes, o Flu protagonizou uma boa campanha e terminou na 4ª posição, com 68 pontos. A posição rendeu uma vaga na Sul-Americana do ano seguinte.
Elenco do Fluminense de 2005
Goleiros
- Kleber
- Lugão
- Fernando Henrique
- Ricardo Berna
Laterais direitos
- Gabriel
- Fernando de Souza
- Schneider
Zagueiros
- Antônio Carlos
- Gabriel Santos
- Marco Aurélio
- Zé Carlos
- Fabiano Eller
- Leandro Euzébio
- Milton do Ó
- Igor
Laterais esquerdos
- Lino
- Ulisses Alves
- Marcelo
Volantes
- Marcão
- Fernando
- Romeu dos Santos
- Rodolfo Soares
- Radamés
- Arouca
- Maicon
- Preto Casagrande
Meias
- Juan
- Thiago Santos
- Felipe
- Petkovic
- Toró
- Esquerdinha
- Juninho Arcanjo
- Alanzinho
- Marquinho Alves
- Anderson Ijuí
- Juliano Mineiro
Atacantes
- Diego Souza
- Léo Guerra
- Tuta
- Alexandre Acerola
- Mauro
- Beto
- Leandro
- Rodrigo Tiuí
- Lenny
- Adriano Magrão
- Alex Terra
Técnicos
- Abel Braga
- Ivo Wartmann