Na temporada 2001, o Corinthians disputou o Torneio Rio-São Paulo, o Campeonato Paulista, a Copa dos Campeões Regionais, a Copa Mercosul, a Copa do Brasil e a Série A do Campeonato Brasileiro.
Ainda na pré-temporada, o Timão terminou na 3ª colocação no seu grupo no Rio-SP, com cinco pontos, e não avançou à semifinal. Estavam nele também Santos, São Paulo e Palmeiras, e os dois primeiros citados avançaram.
No Paulista, o Alvinegro do Parque São Jorge terminou a fase de classificação em 3ª , com 26 pontos, e assim avançou para as semifinais. Lá, deixou o Santos pelo caminho e seguiu para a finalíssima.
O adversário foi o Botafogo-SP. Na ida, fora, a equipe da Fiel ganhou a partida (0 a 3). Em casa, o empate (0 a 0) consagrou o Corinthians campeão do Paulista 2001.
Com o Estadual, o Alvinegro se classificou para a Copa dos Campeões Regionais. Apesar do título em seu estado, o Timão deixou a competição ainda na primeira fase.
O Coritiba, campeão do Paraná, venceu a ida (1 a 0) e voltou a ganhar no segundo jogo (0 a 2), resultados que desclassificando os paulistas de forma precoce da competição.
Pela Copa Mercosul, o Alvinegro terminou a fase de grupos em 1º lugar na sua chave, com 10 pontos. Os outros integrantes dela eram o Independiente, da Argentina, Cruzeiro e Colo-Colo, do Chile.
Nas quartas, uma derrota e uma vitória em cima da Universidad Católica, do Chile, colocaram a equipe de Itaquera na próxima fase.
Apesar da boa campanha, os corintianos caíram ainda nas semifinais. A ida foi uma vitória do Corinthians (2 a 1), mas uma goleada do San Lorenzo (4 a 1), da Argentina, eliminou o time de São Paulo
Na Copa do Brasil, o Coringão passou por cima do Joinville-SC e do Goiânia-GO, na primeira e segunda fase, respectivamente. Chegando nas oitavas, o time paulista venceu, com duas goleadas, os jogos contra o Flamengo-PI e foi para as quartas.
Foi a vez do Atlético Paranaense deixar a competição para o Timão. Um empate e uma vitória levaram o Corinthians para a semifinal. Contra o Ponte Preta, o Alvinegro venceu os dois jogos e foi jogar a grande final contra o Grêmio.
A primeira partida, em Porto Alegre, terminou com um empate e a decisão do título ficou marcada para São Paulo. Agora no Morumbi, o Corinthians viu o título escorrer pelas suas mãos com uma derrota (1 a 3) para o Grêmio, que se sagrou campeão da Copa do Brasil 2001.
No Brasileirão com 28 equipes, ainda na era do mata-mata, os 34 pontos e a 18ª posição não foram suficientes para avançar o Corinthians para as fases finais. Foi uma campanha decepcionante para Fiel.
Elenco do Corinthians de 2001
Goleiros
- Dida
- Maurício
Laterais direitos
- Índio
- Rogério
Zagueiros
- Adilson
- Fábio Luciano
- Marcio Costa
- Scheidt
- Batata
Laterais esquerdos
- Kleber
- André Luiz
Volantes
- Otacílio
- Marcos Senna
- Edu Gaspar
Meias
- Romeu
- Pingo
- Rodrigo Pontes
- Assis
- Djair
- Gilmar
- Rincón
- Vampeta
- Ricardinho
- Marcelinho Carioca
Atacantes
- Dinei
- Muller
- Edilson
- Luizão
- Fernando Baiano
- Gil
- Ewerthon
- Luis Mario
Técnicos
- Dario Pereyra
- Vanderlei Luxemburgo