Na temporada 2002, o Corinthians disputou o Torneio Rio-São Paulo, a Copa dos Campeões Regionais, a Copa do Brasil e a Série A do Campeonato Brasileiro.
No início da temporada, pelo Rio-SP, o Corinthians levantou seu primeiro troféu. Ainda na primeira fase de pontos corridos, o time alcançou o 1ª lugar e foi para as semifinais.
Lá, o Timão enfrentou o São Caetano. O primeiro jogo terminou empatado, mas, na partida de volta o Coringão demonstrou sua superioridade técnica passando para a final.
Na grande final contra o São Paulo, o Alvinegro saiu com uma vitória (2 a 3) no Estádio Morumbi. No segundo jogo, o Corinthians levantou a taça após um empate (1 a 1).
Apesar do troféu estadual, o desempenho não se repetiu na Copa dos Campeões Regionais. O time de Itaquera ficou pelo caminho ainda na fase de grupos, em último lugar. A chave tinha Fluminense, Náutico e Paysandu.
Na Copa do Brasil, veio o segundo título. Nas duas primeiras fases, o time paulista deixou para trás o River-PI e o Americano-RJ. Nas oitavas, com um primeiro empate e uma vitória, foi a vez do Cruzeiro deixar a competição para o Timão.
Indo para as quartas, a equipe paulista venceu o primeiro jogo contra o Paraná. Apesar da derrota no segundo jogo, os corintianos se encaminharam para a semifinal.
Contra o rival São Paulo, o Corinthians saiu vencedor fora de casa. Na segunda partida, a vitória tricolor foi insuficiente para eliminar o Coringão.
Agora na final, o adversário foi o Brasiliense. O jogo de ida foi marcado pela vitória corintiana (2 a 1). Na volta, apesar de expressar reação, o Brasiliense obteve apenas um empate (1 a 1). Corinthians campeão da Copa do Brasil 2002.
No Campeonato Brasileiro, o Alvinegro passou para as finais após obter a 3ª posição nos pontos corridos com 26 times. Nas quartas de final pegou o Atlético Mineiro e venceu os dois jogos, seguindo para a semifinal.
O primeiro jogo contra o Fluminense foi uma derrota. Mas, na volta, o Timão conseguiu uma virada e se classificou para a final contra o Santos.
No Morumbi, o Santos saiu com a vitória na primeira final (2 a 0). No mesmo estádio, o Alvinegro Praiano conseguiu uma novo sucesso (2 a 3), e se consagrou campeão nacional de 2002, frustrando os planos da Fiel.
Elenco do Corinthians de 2002
Goleiros
- Rubinho
- Doni
- Dida
- Sidão
Laterais direitos
- Rogério
- Fabinho
- Ângelo
Zagueiros
- Anderson
- Batata
- Scheidt
- Marquinhos Silva
- Fábio Luciano
- Otávio
Laterais esquerdos
- Edson Canhão
- Moreno
- Kleber
Volantes
- Otacílio
- Fabrício
- Pingo
- Renato Abreu
- Rodrigo Pontes
- Marcelo Sarvas
Meias
- Luciano Bebê
- Marcinho
- Fumagalli
- Vampeta
- Juliano Spadacio
- Tupã
- Ricardinho
Atacantes
- Gilmar Parrudo
- Leandro
- Deivid
- Guilherme
- Santiago Silva
- Luizão
- Gil
Técnicos
- Carlos Alberto Parreira
- Jairo Leal