Na temporada 2009, o Atlético-MG disputou a Copa Bimbo, o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil, Sul-Americana e a Série A do Campeonato Brasileiro.
Como preparativo para o ano, o Galo disputou a Copa Bimbo, disputada no Uruguai. Na semifinal, foi superado pelo arquirrival Cruzeiro (4 a 2), indo para a disputa do 3º lugar. Nela, os mineiros golearam o Peñarol (4 a 1).
Posteriormente, o Alvinegro começou oficialmente a temporada no Estadual. Depois de terminar em 1º na fase de classificação, com 26 pontos somados, o Atlético-MG encarou o Uberaba nas quartas de final.
No jogo de ida, venceu o adversário pelo placar mínimo (1 a 0). Entretanto, na volta, aplicou uma sonora goleada e assim avançou à semifinal, tendo o Rio Branco pela frente. Com duas vitórias, uma dentro (2 a 0) e outra fora de casa (1 a 0), o Galão chegou à final.
O adversário na decisão foi o Cruzeiro e ambos os jogos foram disputados no Estádio Mineirão. Porém, as expectativas atleticanas de levantar o troféu foram quase todas embora na ida, com a goleada (5 a 0). Na volta, um empate (1 a 0) garantiu o título celeste.
Sobre a Copa do Brasil, o Atlético-MG eliminou Itabaiana-SE e Guaratinguetá-SP na primeira e segunda fase, nessa ordem, mas parou nas oitavas de final para o Vitória-BA.
No jogo de ida, no Barradão, o Galo foi superado (3 a 0), mas ainda conseguiu devolver o resultado (3 a 0) na volta, no Mineirão, mas perdeu nos pênaltis (5 a 4) e assim se despediu da competição.
A equipe mineira voltou a decepcionar na Copa Sul-Americana. Mais precisamente, foi eliminada ainda na primeira fase, novamente nas penalidades. O adversário foi o Goiás e os dois confrontos terminaram com tudo igual (1 a 1), só que nas penalidades o Esmeraldino se sobressaiu (6 a 5).
Em relação ao Brasileirão, o Galo fez uma campanha positiva, chegando a sonhar com Libertadores, mas terminou na 7ª colocação, com 56 pontos conquistados. Essa posição rendeu uma vaga na Sul-Americana do ano seguinte.
Elenco do Atlético-MG de 2009
Goleiros
- Aranha
- Fabián Carini
- Juninho Tadeu
- Bruno Fuso
- Edson Lisboa
Laterais direitos
- Marcos Rocha
- Élder Granja
- Felipe Cordeiro
- Coelho
- Sheslon
Zagueiros
- Leandro Almeida
- Alex Bruno
- Werley
- Welton Felipe
- Marcos Joaquim
- Thiago Cardoso
- Jorge Luiz
- Pedro Benítez
Laterais esquerdos
- Wellington Saci
- Thiago Feltri
- Júnior
Volantes
- Serginho
- Jonílson
- Júnior Carioca
- Márcio Araújo
- Fabiano Pereira
- Renan Teixeira
- Yuri Roberto
- Carlos Alberto
- Tchô
- Paulinho Coelho
- Rafael Miranda
Meias
- Ricardinho
- Renan Oliveira
- Evandro Goebel
- Lopes
- Chiquinho
- Corrêa
Atacantes
- Diego Tardelli
- Éder Luís
- Alessandro
- Marques
- Rentería
- Pedro Oldoni
- Raphael Aguilar
- Mariano Trípodi
- Kléber Laube
- Pedro Paulo
- Júlio Sheik
- Carlos Júnior
Técnicos
- Emerson Leão
- Celso Roth