Na temporada de 2000, o Palmeiras jogou o Campeonato Paulista, o Torneio Rio-São Paulo, a Copa dos Campeões Regionais, a Copa do Brasil, a Copa Libertadores da América, a Copa Mercosul e a Copa João Havelange.
O time iniciou o ano disputando o Paulista. Na segunda fase, quando entra os quatro grandes, o Alviverde ficou em primeiro lugar no seu grupo. Na terceira parte do torneio, a equipe obteve a segunda posição no grupo e avançou para as semifinais.
O primeiro jogo contra o Santos foi marcado por um empate sem gols. Na volta, o Verdão sofreu uma virada (3 a 2) e se despediu do Estadual naquela fase.
O Palmeiras foi campeão do Torneio Rio-São Paulo. Num grupo com Vasco, Corinthians e Fluminense, o Verdão passou em primeiro. Na semifinal contra o Botafogo, houve um empate no primeiro jogo. Em casa, o time paulista decidiu sua ida para a final.
Agora contra o Vasco, o Palestra venceu a primeira partida como visitante (1 a 2). No Morumbi, os paulistas aplicaram uma goleada de 4 a 0 e foram campeões do torneio.
Na Copa dos Campeões, com uma vitória e depois um empate, o Verdão venceu os cruzeirenses nas quartas de final. Na semifinal, contra o Flamengo, perdeu o primeiro jogo e venceu na segunda partida, avançando nos pênaltis em seguida. Em final contra o Sport, o Alviverde se consagrou campeão com uma vitória (2 a 1).
Na Copa do Brasil, o Porco venceu as duas partidas contra o ABC-RN nas oitavas. O sucesso não se repetiu nas quartas quando perdeu os dois jogo para o São Paulo. A primeira derrota foi no Morumbi (2 a 1) e a segunda no Palestra Itália (3 a 2).
Defendendo o troféu da Libertadores, o Verdão conquistou o 1º lugar no grupo que tinha El Nacional, do Equador, Juventude e The Stronguest, da Bolívia.
Nas oitavas, os paulistas encontraram Penãrol, do Uruguai. Na ida, na casa do adversário, foram superados (2 a 0). Na volta, em seus domínios, venceram (3 a 1) e conseguiram a classificação na disputa de pênaltis (3 a 2).
Já nas quartas, o Palestra venceu as duas partidas contra os mexicanos do Atlas. A semifinal foi um Derby Paulista. O sucesso do primeiro jogo foi do Corinthians. Na volta, a vitória palmeirense obrigou uma disputa de pênaltis, com a vaga na decisão ficando com o lado verde.
O adversário da vez foi o Boca Juniors. A ida, na La Bombonera, terminou com dois gols para cada lado. Em São Paulo, o jogo sem gols levou a disputa para os pênaltis. Nela, a equipe argentina conquistou a Glória Eterna (2 a 4).
Sobre a Copa Mercosul, o Verdão terminou a fase de grupos com a 2ª posição, somando 12 pontos, atrás do Cruzeiro, com 13. Posteriormente, passou pela própria Raposa e o Atlético-MG, nas quartas e semifinal, e encarou o Vasco na decisão.
O título foi decidido na melhor de três partidas. Na primeira, em São Januário, os cariocas levaram a melhor (2 a 0), só que os paulistas venceram o segundo (1 a 0), no Parque Antártica, o que forçou o terceiro confronto, novamente na casa palmeirense. No entanto, quem venceu foi o Cruzmaltino, com direito a virada histórica (4 a 3).
Na Copa João Havelange, nome do Campeonato Brasileiro daquele ano, o Palmeiras ficou em 11ª no Módulo Azul e se classificou às oitavas de final. Nessa fase, o Alviverde pegou o rival São Paulo empatando o primeiro jogo e vencendo a segunda partida em casa.
Passando para as quartas de final, a campanha Palestrina foi frustrada pelo São Caetano. Uma derrota (4 a 3) e depois um empate (2 a 2) eliminaram o Alviverde da competição, enquanto o adversário chegou até a final, só que superado pelo Vasco.
Elenco do Palmeiras de 2000
Goleiros
- Sérgio
- Marcos
Laterais Direito
- Rogério
- Neném
- Arce
Zagueiros
- Agnaldo Liz
- Argel Fuchs
- Índio
- Turra
- Júnior Turra
- Roque Júnior
- Cléber
Laterais Esquerdo
- Léo
- Júnior
- Tiago Silva
Volantes
- Fernando
- Rodrigo
- Paulo Assunção
- César Sampaio
Meias
- Juliano
- Jackson
- Zinho
- Alex
Atacantes
- Basílio
- Paulo Nunes
- Adriano
- Luiz Cláudio
- Marcelo Ramos
- Pena
- Rodrigo Taddei
- Oséas
- Evair
- Euller
- Faustino Asprilla
Técnico
- Luiz Felipe Scolari
- Marco Aurélio