Na temporada de 2001, o Palmeiras disputou o Campeonato Paulista, o Torneio Rio-São Paulo, a Libertadores da América e a Série A do Campeonato Brasileiro.
Já no início do ano, o Alviverde não se classificou para a semifinal do Paulista. Acabou em 7ª lugar, sendo que somente os quatro primeiros colocados passavam.
O Porco também decepcionou no Torneio Rio-São Paulo. Mais precisamente, não conseguiu seguir para a semifinal do campeonato. O time ficou em último na chave com Corinthians, São Paulo e Santos.
Na Libertadores, a equipe paulista passou em primeiro lugar no grupo com Cerro Porteño, do Paraguai, Univerdad de Chile e Sport Boys, da Bolívia.
Avançando para as oitavas de final, o Palestra desbancou o São Caetano. Com uma derrota na ida e uma vitória na volta, o sucesso verde foi decidido nos pênaltis.
Pegando novamente um brasileiro, desta vez o Cruzeiro, o Palmeiras resolveu novamente nas penalidades após dois empates.
Agora na semifinal, o adversário da vez era o Boca Juniors. Com um empate (2 a 2) na La Bombonera, a fase foi resolvida em São Paulo após um novo empate (2 a 2). Nos pênaltis (2 a 3), o time argentino avançou para a grande final.
No Brasileirão, o Porco também não desencantou. Os 38 pontos e a 12ª posição não foram suficientes para passar para o mata-mata, para onde só os oito primeiros seguiam.
Elenco do Palmeiras de 2001
Goleiros
- Marcos
- Sérgio
Laterais direitos
- Daniel Martins
- Francisco Arce
Zagueiros
- Alexandre
- Argel Fuchs
- Leonardo
- Turra
- Thiago Matias
Laterais esquerdos
- Felipe
- Misso
- Rovilson
Volantes
- Claudemir
- Fernando
- Flávio
- Galeano
- Magrão
Meias
- Tupã
- Alex
- Lopes
- Thiago Gentil
Atacantes
- Basílio
- León Munoz
- Felipe
- Adriano
- Edimilson
- Fábio Júnior
- Juninho
- Tuta
Técnicos
- Marco Aurélio
- Celso Roth
- Márcio Araújo