Na temporada de 2003, o Palmeiras disputou o Campeonato Paulista, a Copa do Brasil e a Série B do Campeonato Brasileiro.
Já na pré-temporada pelo Campeonato Paulista, o Verdão ficou em 3ª em seu grupo e seguiu para a próxima fase. Nas quartas, o Alviverde passou por cima do São Caetano e avançou para as semifinais.
Agora contra o Corinthians, o primeiro jogo terminou com dois gols para cada lado. No segundo Derby, a equipe do Parque São Jorge foi superior e venceu os palmeirenses (4 a 2).
Pela Copa do Brasil, a equipe paulista passou fácil pelo Operário-MT e pelo Criciúma-SC, na primeira e segunda fase, respectivamente.
Chegando nas oitavas de final, o Porco caiu para o Vitória. O primeiro jogo foi marcado por uma goleada histórica para os baianos (7 a 2), em pleno Parque Antártica. A segunda partida teve o trunfo insuficiente para o Alviverde (3 a 1).
Na Série B do Brasileirão, veio o maior sucesso do Palmeiras. Já na primeira fase, com 24 equipes, em pontos corridos, o Verdão ficou em primeiro lugar e seguiu.
Na segunda fase do Torneio, onde os 8 primeiros colocados eram divididos em 2 grupos, a equipe paulista conquistou a primeira posição em sua chave e avançou para a fase final.
No último quadrangular, com Botafogo, Sport e Marília, o Palmeiras ficou em primeiro lugar com 16 pontos e sagrou-se campeão da Série B 2003. Com os 78 pontos acumulados, o Verdão voltou à elite do futebol brasileiro para o ano seguinte.
Elenco do Palmeiras de 2003
Goleiros
- Marcos
- Sérgio
Laterais direitos
- Wendel
- Baiano
- Marquinhos
- Pedro
Zagueiros
- Émerson
- Pedro Geromel
- Leonardo
- Daniel
- Glauber
Laterais esquerdos
- Adalto
- Lúcio
- Daniel da Silva
- Everaldo
- Alessandro
Volantes
- Alceu
- Corrêa
- Fábio Gomes
- Francis
- Marcinho Guerreiro
- Magrão
Meias
- Ilsinho
- Adãozinho
- Diego Souza
- Léo Paulista
- Pedrinho
- Élson
- Thiago Gentil
Atacantes
- León Munoz
- Bruno Cazarine
- Dodô
- Edmilson
- Vagner Love
- Valdo
- Anselmo
- André Neles
Técnico
- Jair Picerni