Na temporada 2008, o Vasco da Gama disputou o Campeonato Carioca, a Copa do Brasil, a Sul-Americana e a Série A do Campeonato Brasileiro.
Trata-se de um ano inesquecível para a massa vascaína, mas não de forma positiva, o que será explicado um pouco mais adiante. No Estadual, o Gigante não empolgou seus torcedores.
Mais precisamente, chegou na semifinal tanto na Taça Guanabara quanto na Taça Rio, o primeiro e segundo turno, respectivamente, mas não avançou à final em nenhuma das vezes.
O Vasco foi eliminado para Flamengo (2 a 1), no primeiro, e para Fluminense, no segundo, com um empate no tempo normal (1 a 1), e derrota nos pênaltis (5 a 4), ambos os jogos realizados no Maracanã.
Na Copa do Brasil, veio o ponto fora da curva no ano. A equipe de São Januário realizou uma grande campanha e chegou até a semifinal, campanha muito relevante se levar em conta que se trata de uma competição nacional.
Entretanto, o Vasco esbarrou diante do Sport, que viria a ser campeão posteriormente. No primeiro jogo, na Ilha do Retiro, o Leão venceu (2 a 0), e o Gigante devolveu o placar na Colina Histórica. Só que o adversário levou a melhor na disputa de pênaltis (5 a 4).
Quanto a Sul-Americana, o Cruzmaltino não passou da segunda fase, eliminado para o Palmeiras. O Cruzmaltino até venceu na ida (3 a 1), em São Januário, mas foi superado na volta (3 a 0), no Parque Antártica, e assim se despediu da competição.
A grande decepção ficou mesmo para o Campeonato Brasileiro, onde o Gigante foi rebaixado à Série B pela primeira vez em sua história. Numa péssima campanha do início ao fim, o Vasco terminou em 18º na tabela, com apenas 40 pontos conquistados.
Elenco do Vasco de 2008
Goleiros
- Tiago
- Rafael
- Roberto
- Anderson
- Cestaro
- Ricardo Vieira
Laterais direitos
- Wagner Diniz
- Eduardo
- Marcus Vinícius
- Baiano
Zagueiros
- Odvan
- Luizão
- João Paulo
- André Oliveira
- Fernando
- Johnny
- Anderson Santos
- Vilson
- Pablo
- Eduardo Luiz
- Victor Silva
- Jorge Luiz
Laterais esquerdos
- Carlinhos
- Calisto
- Edu Pina
- Valmir
Volantes
- Jonílson
- Mateus
- Bruno Gallo
- Souza
- Amaral
- Andrade
- Byro
- Serginho Silva
- Thiaguinho
- Rodrigo Antônio
- Xavier
Meias
- Pedrinho
- Morais
- Madson
- Abudakar
- Vinícius Reche
- Ernane
- Leandro Bomfim
- Marquinho Alves
- Beto
- Rafael Nascimento
Atacantes
- Edmundo
- Abuda
- Éder Santana
- Mauricio Pinilla
- Villanueva
- Landú
- Jean
- Leandro Amaral
- Alex Teixeira
- Faioli
- Allan Barreto
- Heberty
- Bruno Meneghel
- Alan Kardec
Técnicos
- Alfredo Sampaio
- Tita
- Antônio Lopes
- Renato Gaúcho