Na temporada 2023, o Vitória disputou a Classificatória da Copa do Nordeste, o Campeonato Baiano, a Copa do Nordeste, Copa do Brasil e a Série B do Campeonato Brasileiro.
O Leão da Barra começou o ano com a disputa da Classificatória da Copa do Nordeste, em busca de vaga na fase de grupos da Competição Regional. O time atingiu o objetivo superando Cordino-MA e Jacuipense-BA.
No Estadual, o Rubro-Negro teve um péssimo desempenho com a 6ª colocação na fase de classificação, com 12 pontos, entre 10 participantes. Com isso, o Negô não avançou à fase final, que foram os casos de Bahia (21 pontos), Jacuipense (17 pontos), Juazeirense (16 pontos) e Itabuna (15 pontos).
Na Copa do Nordeste, outra decepção…
O Vitória voltou a decepcionar sua torcida na Copa do Nordeste. Após superar a fase classificatória, a equipe baiana não passou perto de avançar ao mata-mata, com a 7ª e penúltima colocação do Grupo A, com seis pontos conquistados.
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
Apenas o Fluminense-PI ficou à frente do Rubro-Negro (três pontos). Se classificaram os quatro primeiros colocados da chave, casos de Sport (19 pontos), Fortaleza (18 pontos), Ferroviário-CE (13 pontos) e CRB (13 pontos).
Mais uma tristeza na Copa do Brasil
Na Copa do Brasil, o Negô colocou mais uma decepção na conta na temporada, com a eliminação precoce na Copa do Brasil. A equipe baiana caiu na primeira fase, diante do Nova Iguaçu, que venceu o confronto único com autoridade (2 a 0), no Estádio Laranjão.
Título nacional inédito na Série B
O que a torcida não esperava era que o Vitória ainda daria a volta por cima em 2023, e em grande estilo com a conquista da Série B do Campeonato Brasileiro, título nacional inédito na história do clube. O Rubro-Negro terminou em 1º, com 72 pontos conquistados, sete a mais que o Juventude, o 2º na tabela com 65.
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
Ambos os times ainda conseguiram o acesso à primeira divisão, acompanhados de Criciúma (64 pontos) e Atlético-GO (64 pontos), o 3º e 4º colocados, nessa ordem. Nas 38 rodadas, o Negô acumulou 22 vitórias, seis empates e 10 derrotas, aproveitamento de 63%, com 50 gols marcados e 31 sofridos, saldo positivo de 19.
Elenco do Vitória de 2023
Goleiros
- Lucas Arcanjo
- Dalton
- Thiago Rodrigues
- Yuri
- Pedro
Laterais direitos
- Railan
Zagueiros
- Camutanga
- Wagner Leonardo
- Marco Antônio
- João Victor
- Yan Souto
- Dankler
- John
Laterais esquerdos
- Zeca
- Marcelo
- Felipe Vieira
- João Lucas
- Edson Lucas
- Vicente
- Guilherme Lazaroni
Volantes
- Rodrigo Andrade
- Léo Gomes
- Dudu
- Matheus Trindade
- Jhonny Lucas
- Pedro Bicalho
- Diego Fumaça
- João Pedro
Meias
- Gegê
- Matheuzinho
- Thiago Lopes
- Diego Torres
- Giovanni Augusto
- Eduardo
Atacantes
- Osvaldo
- Léo Gamalho
- Wellington Nem
- Zé Hugo
- Santiago Tréllez
- Welder
- Rafinha
- Mateus Gonçalves
- Nicolás Dibble
- Alisson Santos
- Iury Castilho
- Wanderson
- Pablo Diogo
- Ruan Nascimento
Técnicos
- João Burse
- Léo Condé