Na temporada 2023, o Vasco da Gama disputou o Campeonato Carioca, a Copa do Brasil e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O ano do Gigante começou com uma campanha positiva no Estadual. Na Taça Guanabara, que corresponde à primeira fase, o time terminou na 2ª colocação, com 23 pontos.
A liderança ficou com Fluminense (25 pontos), enquanto Flamengo (23 pontos) e Volta Redonda (20 pontos) ficaram na 4ª e 5ª posições e pegaram as últimas vagas para a semifinal.
O Cruzmaltino, no entanto, parou na semi. O adversário em questão foi seu arquirrival, o Flamengo, que venceu tanto na ida (3 a 2) quanto na volta (1 a 3), ambos os confrontos no Maracanã.
Decepção na Copa do Brasil
Na Copa do Brasil, o Vascão não foi muito longe, com a queda na segunda fase, diante do ABC. Em embate único, em São Januário, os times empataram sem gols (0 a 0).
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
A igualdade exigiu disputa de pênaltis, vencida pela equipe potiguar (5 a 6), que avançou no torneio. Antes disso, o Vasco da Gama havia superado o Trem-AP (0 a 4) na primeira fase.
Drama no Brasileiro
No Campeonato Brasileiro, o Gigante lutou contra o rebaixamento do começo ao fim, mas conseguiu se salvar e seguir na Série A. Precisamente, ficou na 15ª colocação, com 45 pontos. A equipe vascaína somou apenas dois a mais que o Santos, 17ª na tabela e último rebaixado com 43.
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
Ao longo das 38 rodadas, o Cruzmaltino acumulou 12 vitórias, nove empates e 17 derrotas, aproveitamento de 39%, com 41 gols marcados e 51 sofridos, saldo negativo de 10. Além do Peixe, foram rebaixados também Goiás (38 pontos), Coritiba (30 pontos) e América-MG (24 pontos).
Elenco do Vasco da Gama de 2023
Goleiros
- Léo Jardim
- Ivan
- Halls
Laterais direitos
- Puma Rodríguez
- Paulo Henrique
Zagueiros
- Léo
- Gary Medel
- Maicon
- Robson
- Manuel Capasso
- Miranda
- Zé Vitor
Laterais esquerdos
- Lucas Piton
- Paulo Vitor
Volantes
- Jair
- Zé Gabriel
- Rodrigo
- Cauan Barros
- Mateus Carvalho
- De Lucca
- Matheus Barbosa
Meias
- Marlon Gomes
- Paulinho
- Dimitri Payet
- Bruno Praxedes
- Matías Galarza
- Nenê
- Andrey Santos
- Gabriel Carabajal
Atacantes
- Gabriel Pec
- Alex Teixeira
- Pedro Raul
- Érick Marcus
- Figueiredo
- Pablo Vegetti
- Luca Orellano
- Eguinaldo
- Sebastian Ferreira
- Rossi
- Serginho
- Rayan
- Vinícius Paiva
Técnicos
- Maurício Barbieri
- Ramón Díaz