Na temporada de 2011 o Vasco da Gama disputou o Campeonato Carioca, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O Campeonato Carioca começou com o Vasco fincando de fora da disputa pela Taça Guanabara após não conseguir sair da fase de grupos. Na Taça Rio, a história tomou outro rumo e o time de São Januário chegou à final contra o rival Flamengo. A partida, que aconteceu no Nilton Santos, terminou em 0 a 0. Na disputa por penalidades, o Rubro-Negro levou a melhor por 3 a 2.
A Copa do Brasil, por outro lado, teve o Vasco como protagonista. A equipe Cruz-Maltina encaixou todas as peças em campo e conseguiu chegar à decisão final da competição. O confronto decisivo foi disputado com o Coritiba. O primeiro jogo foi disputado em São Januário com vitória vascaína por 1 a 0. Na volta, no Couto Pereira, o time da casa venceu por 3 a 2, resultado que deu o título para o carioca devido ao critério de gols fora de casa.
Na Sul-Americana o time chegou a disputar a semifinal da competição, mas caiu diante da Universidad de Chile. Com o empate em 1 a 1 no jogo de ida no Rio de Janeiro e a vitória chilena por 2 a 0 em Santiago, o Vasco deu adeus ao torneio.
Com foco no Campeonato Brasileiro, o time se manteve nas primeiras colocações e finalizou a temporada batendo na trave. O Gigante da Colina conseguiu a 2ª posição, com 69 pontos, atrás apenas do Corinthians, que obteve 71 pontos.
Elenco do Vasco da Gama de 2011
Goleiros
- Alessandro
- Diogo Silva
- Fernando Prass
Laterais direitos
- Irrazábal
- Fagner
- Max
Zagueiros
- Jomar
- Cesinha
- Victor Ramos
- Luan
- Douglas
- Dedé
- Renato Silva
Laterais esquerdos
- Julinho
- Márcio Careca
Volantes
- Nilton
- Jumar
- Fellipe Bastos
- Eduardo Costa
- Allan
- Rômulo
Meias
- Felipe
- Juninho
- Diego Souza
- Diego Rosa
- Bernardo
- Chaparro
Atacantes
- Éder Luís
- Alecssandro
- Jonathan
- Leandro
- Kim
- Patric
- Elton
- William Barbio
Técnico
- Ricardo Gomes
- Cristóvão Borges