Na temporada 2007, o Vasco da Gama disputou o Campeonato Carioca, a Copa do Brasil, a Sul-Americana e a Série A do Campeonato Brasileiro.
Como de praxe, o Gigante começou o ano jogando o Estadual. No primeiro turno, a Taça Guanabara, avançou até a semifinal, mas foi superado pelo Flamengo.
Depois de um empate (1 a 1) nos 90 minutos, o Cruzmaltino foi superado pelo Rubro-Negro nos pênaltis (3 a 1), no Maracanã. Na Taça Rio, correspondente ao segundo turno, a equipe vascaína ficou pelo caminho da mesma forma.
Empatou com o Botafogo na semifinal (4 a 4) no tempo normal, mas caiu nas penalidades máximas (4 a 1), também no Maraca, e assim se despediu da competição.
Na Copa do Brasil, o Vasco decepcionou caindo de forma precoce na segunda fase, diante do modesto Gama-DF. No Mané Garrincha, os times empataram (2 a 2) e, na volta, os brasilienses venceram o Cruzmaltino (2 a 1), no Maracanã, eliminando os donos da casa.
Quanto a Sul-Americana, o Gigante avançou de forma incrível nas oitavas de final. Depois de perder para o argentino Lanús (2 a 0), fora de casa, a equipe vascaína, empurrada pela torcida no caldeirão de São Januário, conseguiu reverter a desvantagem (3 a 0) e avançar.
Entretanto, o efeito Colina Histórica, por pouco, não deu certo nas quartas de final. Diante do América do México, o Vasco foi novamente superado longe de casa (2 a 0), mas desta vez não conseguiu o resultados suficiente em seus domínios (3 a 0) e se despediu da competição.
No Campeonato Brasileiro, o Cruzmaltino protagonizou uma campanha mediana, literalmente, terminando em 10º na tabela, com 54 pontos somados. Com essa colocação, o Vasco conseguiu vaga na Sul-Americana do ano seguinte.
Elenco do Vasco da Gama de 2007
Goleiros
- Silvio Luiz
- Roberto
- Cássio
- Anísio
- Renan Silva
Laterais direitos
- Wagner Diniz
- Eduardo
- Thiago Maciel
Zagueiros
- Vilson
- Jorge Luiz
- Fábio Braz
- Anderson Luiz
- Luizão
- Claudio Salinas
- Gustavo Breda
- Breno Thiago
- Emiliano Dudar
- Júlio Santos
Laterais esquerdos
- Rubens Júnior
- Guilherme Santos
- Sandro
- Diego Corrêa
- Ricardinho Fernandes
Volantes
- Ygor
- Andrade
- Ives
- Thiaguinho
- Mateus
- Renato Ligabo
- Antônio Júnior
- Xavier
- Roberto Lopes
- Amaral
Meias
- Madson
- Darío Conca
- Abedi
- Morais
- Perdigão
- Renato Ribeiro
- Leandro Bonfim
- Rafael Coutinho
- Ernane
- Fábio Neves
- Rafael Nascimento
- Elias Ribeiro
- Marcelinho Oliveira
Atacantes
- Valdiram
- Romário
- Leandro Amaral
- André Dias
- Bruno Meneghel
- Abuda
- Alan Kardec
- Martín García
- Enílton
- Martin Carvalho
- Anselmo
- André Borges
- Marcelo Tamandaré
- Alessandro Nunes
Técnicos
- Renato Gaúcho
- Celso Roth
- Valdir Espinosa
- Romário