Na temporada 1998, o Vasco da Gama disputou Campeonato Carioca, Copa do Brasil, Torneio Rio-São Paulo, Campeonato Brasileiro, Copa Libertadores da América e a Copa Intercontinental.
O Vasco se sagrou campeão do Estadual daquele ano. Na Taça Guanabara, o Gigante terminou com a liderança, com 16 pontos, o que lhe rendeu o título do turno. O mesmo aconteceu em relação à Taça Rio.
Desta vez, no entanto, o Cruzmaltino somou dois pontos a mais, 18. Como comandou os dois turnos, a equipe vascaína e levou automaticamente campeão Carioca, não havendo necessidade de partidas finais.
Sobre o Rio-São Paulo, o Vasco não teve o mesmo sucesso. Foi apenas o terceiro colocado do Grupo A, quando avançavam os dois primeiros, que nos casos foram Palmeiras e Botafogo, ou seja, o Gigante não chegou às semifinais.
Em relação à Copa do Brasil, os carioca passaram por Picos-PI, Vila Nova-GO e São Paulo, a primeira fase, oitavas e quartas de final, sucessivamente, mas parou na semifinal para o Cruzeiro, com uma derrota no Mineirão e empate em São Januário.
A campanha no Campeonato Brasileiro decepcionou bastante. A equipe vascaína foi apenas o 10º colocado na fase de classificação, sendo que se classificariam os oito primeiros. Portanto, o Vasco não chegou à fase final.
Na Libertadores, o Cruzmaltino garantiu mais um troféu, este para lá de especial. Na semifinal, a equipe vascaína teve pela frente o River Plate, da Argentina, e avançou após uma vitória em São Januário e empate no Monumental de Núñez.
O Gigante encarou, na decisão, o Barcelona de Guayaquil, do Equador, e venceu tanto dentro da Colina Histórica quanto dentro do Monumental. A conquista, inclusive, garantiu uma vaga na Copa Intercontinental contra o Real Madrid, da Espanha.
Para fechar o ano do centenário com chave de ouro, restava apenas o título internacional, mas não veio. Embora tenha, para muitos, jogado melhor que os espanhóis durante os 90 minutos, os cariocas foram superados na decisão.
Elenco do Vasco na Libertadores de 98
Goleiros
- Carlos Germano
- Caetano
- Márcio
- Helton
Laterais direitos
- Maricá
- Vágner
- Vitor
- César Prates
- Filipe Alvim
Defensores
- Mauro Galvão
- Odvan
- Fabiano Eller
- Alex Pinho
- Géder
- Flávio Pim
- Henrique
Laterais esquerdos
- Ronaldo Luiz
- Felipe
Volantes
- Nasa
- Fabrício Eduardo
- Luisinho
- Fabrício Carvalho
- Nélson
- Válber
Meias
- Ramon Menezes
- Pedrinho
- Juninho Pernambucano
- Richardson
Atacantes
- Luizão
- Donizete
- Luiz Cláudio
- Mauricinho
- Sorato
Técnico
- Antônio Lopes