Na temporada 2023, o São Paulo disputou o Campeonato Paulista, a Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O ano do Tricolor começou com uma campanha negativa no Estadual. O time liderou o Grupo B, com 23 pontos, superando Água Santa (23 pontos), Mirassol (15 pontos) e Guarani (14 pontos).
A campanha são-paulina, no entanto, acabou já nas quartas de final. O responsável por isso foi o 2º da sua chave, a equipe de Diadema, que segurou um empate sem gols (0 a 0) em pleno Estádio do Morumbi.
A igualdade levou a decisão da vaga na semifinal para a disputa de pênaltis, que teve como vencedor o Água Santa (5 a 6). Posteriormente, o oponente chegou à final e terminou como vice-campeão diante do Palmeiras.
Campeão inédito da Copa do Brasil
A história foi completamente diferente na Copa do Brasil, com o Soberano faturando o título inédito. A campanha da equipe paulista começou na terceira fase, quando superou o Ituano com um empate sem gols (0 a 0) em casa, e vitória apertada como visitante (0 a 1).
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
O Campeão de Tudo voltou a passar sufoco nas oitavas de final, diante do Sport. O São Paulo até venceu com autoridade (0 a 2) em plena Ilha do Retiro, mas o Leão se recuperou no Morumbi (1 a 3) e forçou as penalidades. Diferente do Paulistão, desta vez a equipe são-paulina venceu (5 a 3) e se classificou.
Nas quartas de final, o Soberano teve pela frente ninguém menos que o Palmeiras, um rival, com um dos melhores elencos do Brasil. Entretanto, o Tricolor não se intimidou e conseguiu a classificação à semifinal com vitórias no Morumbi (1 a 0) e no Allianz Parque (1 a 2).
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
O oponente seguinte foi novamente um dos rivais estaduais, caso do Corinthians. No jogo de ida, na Neo Química Arena, o Alvinegro venceu (2 a 1), o que ligou o sinal de alerta no São Paulo, que conseguiu reverter em casa (2 a 0) e avançar à final do torneio. A finalíssima foi decidida contra o Flamengo, o atual campeão, mas o Tricolor levou a melhor com um triunfo no Maracanã (0 a 1) e empate no Morumbi (1 a 1).
Boa campanha na Sul-Americana
Na Sul-Americana, o Campeão de Tudo, finalista em 2022, não repetiu o feito, mas realizou uma boa campanha. Inicialmente, a equipe brasileira conseguiu a 1ª colocação do Grupo D, com 16 pontos, superando Tigre (10 pontos), da Argentina, Deportes Tolima (oito pontos), da Colômbia, e Puerto Cabello (zero ponto), da Venezuela.
Com isso, o São Paulo se garantiu diretamente nas oitavas de final. O oponente foi o San Lorenzo, da Argentina, que assustou vencendo o jogo de ida (1 a 0), no Nuevo Gasómetro, mas o Soberano reverteu a desvantagem no Morumbi (2 a 0) e avançou às quartas de final, para encarar a LDU, do Equador. No entanto, o Tricolor foi eliminado nos pênaltis (4 a 5), após derrota em Casa Blanca (2 a 1) e triunfo em casa (1 a 0).
Sem graça no Brasileiro
Com o foco voltado para a Copa do Brasil e, após a conquista, sem muito interesse na sequência do ano, o Campeão de Tudo não se destacou no Campeonato Brasileiro. A equipe paulista terminou a competição na 11ª colocação, com 53 pontos conquistados.
Nas 38 rodadas, o São Paulo obteve 14 vitórias, 11 empates e 13 derrotas, aproveitamento de 46%, com 40 gols marcados e 30 sofridos, saldo positivo de dois. Como venceu a Copa do Brasil, o Soberano garantiu classificação para a Libertadores do ano seguinte.
Elenco do São Paulo de 2023
Goleiros
- Rafael
- Jandrei
- Felipe Alves
- Young
Laterais direitos
- Rafinha
- Nathan Mendes
- Raí Ramos
- Luis Orejuela
Zagueiros
- Lucas Beraldo
- Robert Arboleda
- Diego Costa
- Alan Franco
- Nahuel Ferraresi
- Matheus Belém
Laterais esquerdos
- Caio Paulista
- Welington
- Patryck
Volantes
- Pablo Maia
- Gabriel Neves
- Jhegson Méndez
- Luan
Meias
- Alisson
- Rodrigo Nestor
- Michel Araújo
- Rodriguinho
- James Rodríguez
- Giuliano Galoppo
- Talles Costa
- William Gomes
Atacantes
- Luciano
- Wellington Rato
- Jonathan Calleri
- David
- Juan Santos
- Marcos Paulo
- Lucas Moura
- Erison
- Alexandre Pato
- Pedrinho
Técnicos
- Rogério Ceni
- Dorival Júnior