Na temporada 2021, o São Paulo disputou o Campeonato Paulista, a Copa do Brasil, a Copa Libertadores da América e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O ano começou da melhor forma possível para o Tricolor, com a quebra do jejum de 16 anos sem vencer o Estadual. Inicialmente, o Soberano ficou na 1ª colocação do Grupo B, com 27 pontos.
Ferroviária-SP (21 pontos), Ponte Preta (13 pontos) e São Bento (nove pontos) completaram a chave. No mata-mata, o São Paulo enfrentou a Locomotiva nas quartas de final, e o Mirassol na semifinal.
Portanto, o Tricolor garantiu vaga na finalíssima e teve como adversário o Palmeiras. No jogo de ida, os times empataram sem gols (0 a 0), no Allianz Parque, mas o Soberano venceu na volta, no Morumbi, e se sagrou campeão.
Na Copa do Brasil, a equipe paulista fez uma campanha interessante, mas não passou das quartas de final, eliminado pelo Fortaleza, com um empate em casa (2 a 2) e derrota como visitante (3 a 1).
Anteriormente, o São Paulo havia superado 4 de Julho-PI e o Vasco da Gama, nas terceira fase e oitavas de final, respectivamente. Diante da equipe piauiense, inclusive, aplicou uma goleada impressionante no jogo de volta (1 a 9), em casa, uma das maiores da história do torneio.
Libertadores
Na Libertadores, o Soberano fez uma boa campanha, que começou com a 2ª colocação no Grupo E, com 11 pontos, atrás do Racing, da Argentina, que liderou com 14. Sporting Cristal (quatro pontos), do Peru, e Rentistas (três pontos), do Uruguai, completaram a chave.
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
A equipe brasileira reencontrou os argentinos nas oitavas de final e, desta vez, levou a melhor com um empate no Morumbi (1 a 1) e vitória (1 a 3) no Estádio Presidente Perón. Nas quartas de final, no entanto, o Tricolor foi eliminado pelo rival Palmeiras, com empate em casa (1 a 1) e derrota fora (3 a 0).
Brasileirão
Já no Campeonato Brasileiro, o São Paulo não se saiu nada bem. Com uma campanha ruim, o Soberano ficou na 13ª colocação, com 48 pontos, apenas cinco a mais em relação ao Grêmio, último rebaixado à segunda divisão, com 43.
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
Nas 38 rodadas da competição, o Tricolor acumulou 11 vitórias, 15 empates e 12 derrotas, aproveitamento de 42%, ainda com 31 gols marcados e 39 sofridos, saldo negativo de oito. Mesmo assim, a equipe paulista ainda beliscou vaga na Sul-Americana do ano seguinte.
Elenco do São Paulo de 2021
Goleiros
- Tiago Volpi
- Lucas Perri
Laterais direitos
- Daniel Alves
- Igor Vinícius
- Luis Orejuela
Zagueiros
- Miranda
- Léo
- Bruno Alves
- Robert Arboleda
- Diego Costa
- Rodrigo Freitas
Laterais esquerdos
- Reinaldo
- Welington
Volantes
- Luan
- Rodrigo Nestor
- Gabriel Neves
- Liziero
- William
- Tchê Tchê
Meias
- Martín Benítez
- Gabriel Sara
- Igor Gomes
- Vitor Bueno
- Hernanes
- Shaylon
- Talles Costa
Atacantes
- Pablo
- Luciano
- Emiliano Rigoni
- Jonathan Calleri
- Joao Rojas
- Éder
- Marquinhos
- Antonio Galeano
- Juan Santos
- Bruno Rodrigues
Técnicos
- Hernán Crespo
- Rogério Ceni