Na temporada 2004, o Santos André disputou o Campeonato Paulista, a Copa do Brasil e a Série B do Campeonato Brasileiro.
O Ramalhão não começou o ano bem jogando o Estadual. A equipe ficou em 5º no Grupo B, com 17 pontos, dois a menos que o São Caetano, o 4º somando 19. Apenas os quatro primeiros de cada grupo avançavam à segunda.
Entretanto, na Copa do Brasil, a equipe paulista conseguiu não apenas o ponto mais alto no como também de sua história. Para entender isso é preciso ir lá do começo.
A equipe do ABC paulista passou por Novo Horizonte-GO, Atlético-MG, Guarani, Palmeiras, XV de Jaú-SP, na primeira fase, segunda, oitavas de final, quartas e semifinal.
O adversário na decisão foi o Flamengo. Depois de um empate bastante movimentado no jogo de ida, no Parque Antarctica, em São Paulo, o Santo André surpreendeu e superou o Rubro-Negro (2 a 0), em pleno Maracanã, e se sagrou campeão de forma inédita.
Já na Série B, o Ramalhão não nada bem. Mais precisamente, não passou da primeira fase, isso porque ficou na 14ª colocação, com 29 pontos, enquanto avançavam à segunda os primeiros oito colocados na tabela.
Elenco do Santo André de 2004
Goleiros
- Julio César
- Júnior Acosta
- Ângelo da Costa
Laterais direitos
- Nelsinho
- Alexandre Todoverto
Zagueiros
- Alex
- Gabriel Limeira
- Dedimar
- Ronaldo da Silva
- Diego Padilha
Laterais esquerdos
- Pará
- Da Guia
Volantes
- Dirceu
- Sérgio Soares
- Dodô
- Cléber Gaúcho
- Ramalho
Meias
- Elvis
- Marquinhos Bolacha
- Fumagalli
- Romerito
- Tássio
- Barbieri
- Makanaki
- Vander
Atacantes
- Sandro Gaúcho
- Osmar
- Anderson Careca
- Jean Carlos
- Edmílson Matias
Técnicos
- Luiz Carlos Ferreira
- Péricles Chamusca
- Ferreirão