Na temporada 2022, o Sampaio Corrêa disputou o Campeonato Maranhense, a Copa do Nordeste, Copa do Brasil e a Série B do Campeonato Brasileiro.
O ano da Bolívia Querida começou de forma positiva com a conquista do Estadual. Na primeira fase, o Tubarão ficou na 1ª colocação do Grupo A, com nove pontos, e avançou à fase final.
Na semifinal, o Tricolor de São Pantaleão superou o São José-MA (1 a 0), e garantiu vaga na final. Com outra vitória apertada (1 a 0), o Sampaio Corrêa venceu o rival Moto Club e conquistou o primeiro turno.
Já no segundo turno, a Bolívia Querida se classificou em 2º na Chave A, com seis pontos, atrás do IAPE, com sete. Na semifinal, no entanto, o Tricolor de São Pantaleão foi superado pelo Cordino-MA, nos pênaltis (4 a 2), após empate (1 a 1) nos 90 minutos.
O adversário faturou o turno, e voltou a encarar o Sampaio Corrêa na finalíssima. O equilíbrio se manifestou novamente nos embates decisivos, primeiro (1 a 1) no Estádio Leandro Claudio da Silva, o Leandrão, e depois (0 a 0), no Estádio Castelão. Desta vez, o Tubarão levou a melhor nos pênaltis (4 a 3) e se sagrou campeão.
Sem sucesso
A equipe maranhense não conseguiu repetir o mesmo sucesso na Copa do Nordeste, com a eliminação ainda na fase de grupos. O Tricolor de São Pantaleão ficou na 5ª colocação da Chave B, com sete pontos somados.
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
O Sampaio Corrêa terminou atrás de Fortaleza (16 pontos), que mais tarde viria a ser o campeão, além de CSA (14 pontos), Sport (14 pontos) e Atlético-BA (11 pontos), que carimbaram vaga na sequência do torneio regional.
Outra despedida repentina
Além do Nordestão, a Bolívia Querida também se despediu rápido da Copa do Brasil, depois de ter eliminado o Operário-MT na primeira fase. Já na segunda, os maranhenses foram superados pela Portuguesa-RJ (2 a 0), no Estádio Luso Brasileiro, e disseram adeus ao torneio nacional.
No quase na Série B
O Tubarão voltou a empolgar a torcida apenas na Série B, com uma campanha surpreendente, no quase acesso à primeira divisão. O Tricolor de São Pantaleão somou 58 pontos e terminou na 5ª colocação na tabela, quatro a menos em relação ao Vasco da Gama.
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
A equipe carioca somou 62, terminou em 4º e conseguiu a última vaga na elite do futebol brasileiro. Cruzeiro (78 pontos), Grêmio (65 pontos) e o Bahia (62 pontos) também subiram. Na campanha, o Sampaio Corrêa conseguiu 16 vitórias, 10 empates e 12 derrotas, aproveitamento de 50%, com 48 gols marcados e 42 sofridos, saldo positivo de seis.
Elenco do Sampaio Corrêa de 2022
Goleiros
- Luiz Daniel
- Gabriel Batista
- Matheus Inácio
- Matheus Poletine
- Carlos Eduardo
Laterais direitos
- Mateusinho
- Van
- Thiago Ennes
Zagueiros
- Nilson Júnior
- Paulo Sérgio
- Allan Godói
- Pedro Carrerete
- Gabriel Furtado
Laterais esquerdos
- Lucas Hipólito
- Pará
- João Victor
- Cesinha
Volantes
- Ferreira
- Maurício
- Lucas Araújo
- André Luiz
- Wesley Dias
- Natan Costa
Meias
- Rafael Vila
- Renatinho
- Soares
- Eloir
- Nadson
- Popó
- Gui Campana
- Warley
Atacantes
- Gabriel Poveda
- Pimentinha
- Eron
- Ygor Catatau
- Rafael Costa
- Léo Tocantins
- Wesley Pionteck
- Wendson
- Thiago André
- Ronan
- Andrey Nunes
- Luiz Paulo
- Válber Júnior
Técnicos
- João Brigatti
- Léo Condé