Elenco do Real Madrid 2001/2002

Na temporada 2001/2002, o Real Madrid disputou o Troféu Teresa Herrera, o Troféu Santiago Bernabéu, a Supercopa da Espanha, Copa do Rei, Liga dos Campeões da Europa e o Campeonato Espanhol.
O Rei da Europa começou a temporada com um revés ainda na pré-temporada. No Troféu Teresa Herrera, de cunho amistoso, realizado todos os anos na cidade de Coruña, na Espanha, ficou apenas com o vice-campeonato.
Na semifinal, os merengues superaram o Cruz Azul, do México, nos pênaltis (3 a 1) após empate no tempo normal (1 a 1). Na decisão, o Real teve pela frente o Deportivo La Coruña, organizador do torneio, e foi superado (2 a 1).
Posteriormente, a equipe madridista disputou o Troféu Santiago Bernabéu, torneio amistoso em homenagem ao ex-presidente do clube, que batiza o estádio. Na ocasião, o adversário foi a Inter de Milão, da Itália, que venceu (2 a 1) e se sagrou campeã.
1ª conquista da temporada
Quanto à Supercopa da Espanha, o Real Madrid teve mais sorte. O oponente foi o Real Zaragoza, em jogos de ida e volta, e o Rei da Europa se sagrou campeão com um empate fora de casa (1 a 1) e uma vitória convincente em casa (3 a 0).
O mesmo sucesso, no entanto, não se repetiu na Copa do Rei, embora a campanha tenha sido positiva. Inicialmente, a equipe madridista superou Pajara Playas, Lanzarote, Gimnàstic de Tarragona, Rayo Vallecano e Athletic Bilbao, na primeira e segunda fase, oitavas de final, quartas de final e semifinal, respectivamente.
Na decisão, a equipe da capital espanhola reencontrou o Deportivo La Coruña, oponente que o venceu na pré-temporada. Entretanto, não foi desta vez que os merengues deram o troco, já que foi superado (2 a 1) em pleno Santiago Bernabéu.
Campeões da Europa
Se na competição nacional não deu certo, o Real Madrid buscou a glória continental, na Liga dos Campeões, e teve sucesso pela nona vez na sua história. A equipe espanhola entrou na Chave A da primeira fase de grupos, com Roma, da Itália, Lokomotiv, da Rússia, e Anderlecht, da Bélgica.
Os espanhóis avançaram em 1º, com 13 pontos, seguidos por italianos (nove pontos), russos (sete pontos) e belgas (três pontos). Na segunda fase de grupos, a equipe madridista entrou na Chave C, com Panathinaikos, da Grécia, Sparta Praga, da República Tcheca, e Porto, de Portugal.
O Rei da Europa novamente se classificou na 1ª posição, com 16 pontos, seguido por gregos (oito pontos), tchecos (seis pontos) e portugueses (quatro pontos). Nas quartas de final, o Real enfrentou o Bayern de Munique, da Alemanha, e se classificou com uma derrota no Estádio Olímpico de Berlim (2 a 1) e vitória no Santiago Bernabéu (2 a 0).
Na semifinal, os merengues tiveram pela frente seu arquirrival, o Barcelona. No jogo de ida, no Camp Nou, o Real Madrid venceu (0 a 2), e garantiu a vaga com um empate no Santiago Bernabéu (1 a 1). Na decisão, o adversário foi o Bayer Leverkusen, da Alemanha, que buscava o título inédito.
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
A final do torneio aconteceu no Estádio Hampden Park, situado em Glasgow, na Escócia. Foi um confronto disputado, a equipe madridista venceu (1 a 2) e se sagrou campeã da Liga dos Campeões pela nona vez na sua história. Os espanhóis se isolavam ainda mais na liderança no ranking de campeões.
Coadjuvante na Espanha
Diferente da competição continental, os merengues não foram campeões, embora não tenham feito uma bela campanha. Precisamente, terminou na 3ª colocação, com 66 pontos, atrás do campeão Valência (75 pontos) e do Deportivo La Coruña (68 pontos).
+ Considere ser apoiador no Catarse e participe do nosso crescimento!
O Real somou 19 vitórias, nove empates e 10 derrotas ao longo das 38 rodadas, com 69 gols marcados e 44 sofridos, saldo positivo de 25. O G4 daquela edição foi completado pelo Barcelona, em 4º, com 64 pontos, dois a menos em relação ao Rei da Europa.
Elenco do Real Madrid de 2001/2002
Goleiros
- Iker Casillas
- César Sánchez
- Carlos Sánchez
Laterais direitos
- Míchel Salgado
- Geremi Njitap
- Óscar Miñambres
Zagueiros
- Fernando Hierro
- Paco Pavón
- Iván Campo
- Aitor Karanka
- Rubén González
Laterais esquerdos
- Roberto Carlos
- Raúl Bravo
Volantes
- Claude Makélélé
- Iván Helguera
- Albert Celades
- Flávio Conceição
- Borja Fernández
Meias
- Zinédine Zidane
- Luís Figo
- Guti
- Valdo
Atacantes
- Raúl González
- Fernando Morientes
- Sávio
- Steve McManaman
- Santiago Solari
- Pedro Munitis
Técnicos
- Vicente Del Bosque