Elenco do Real Madrid 1997/1998

Na temporada 1997/1998, o Real Madrid disputou a Supercopa da Espanha, o Troféu Santiago Bernabéu, a Copa do Rei, Liga dos Campeões da Europa e o Campeonato Espanhol.
A equipe espanhola começou de forma positiva com a conquista da Supercopa da Espanha sobre o arquirrival. Após ser superado no jogo de ida (2 a 1), fora, o Real goleou o Barcelona em casa (4 a 1) e foi campeão.
Em seguida, os madridistas venceram o Troféu Santiago Bernabéu, torneio amistoso em homenagem ao ex-presidente do clube, que batiza o estádio. Na ocasião, enfrentaram a Portuguesa, do Brasil, e levantaram o troféu da edição com uma vitória simples (1 a 0).
Na Copa do Rei, no entanto, o Rei da Europa decepcionou a torcida com uma campanha muito ruim diante do que se esperava. O time entrou nas oitavas de final do torneio e não passou disso, eliminado pelo modesto Alavés.
O adversário venceu no jogo de ida (1 a 0), jogando em casa, os merengues tentaram correr atrás do prejuízo em seus domínios, venceram (2 a 1), mas não conseguiram a vaga nas quartas de final devido ao critério de gol como visitante.
No topo da Europa
O Real Madrid reencontrou o caminho vencedor na Liga dos Campeões e voltou a ser campeão do torneio após 32 anos de jejum. A princípio, os espanhóis entraram no Grupo D, ao lado de Rosenborg, da Noruega, Olympiacos, da Grécia, e Porto, de Portugal.
A equipe madridista se classificou em 1º na chave, com 13 pontos, superando noruegueses (11 pontos), gregos (cinco pontos) e portugueses (quatro pontos). O adversário nas quartas de final foi o Bayer Leverkusen, da Alemanha.
O Real avançou com um empate na BayArena (1 a 1) e vitória segura no Santiago Bernabéu (3 a 0). Na semifinal, os merengues enfrentaram outro time alemão, o Borussia Dortmund, que era o atual campeão do torneio.
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
A classificação do Rei da Europa à final veio com uma vitória em casa (2 a 0) e empate como visitante (0 a 0). Na finalíssima, os merengues enfrentaram a Juventus, Johan Cruijff Arena, em Amsterdam, na Holanda, e conseguiram o sétimo título na sua história com uma vitória simples (0 a 1).
Mediano na Espanha
Já no Campeonato Espanhol, o Real Madrid realizou uma campanha não tão boa e terminou na 4ª colocação, com 63 pontos, atrás do arquirrival Barcelona (74 pontos), que foi campeão, além de Athletic Bilbao (65 pontos) e Real Sociedad (63 pontos).
+ Considere ser apoiador no Catarse e participe do nosso crescimento!
O Real ficou com a mesma pontuação do 3º na tabela, mas foi superado no critério de saldo de gols (23 contra 18). Ao longo das 38 rodadas, a equipe madridista somou 17 vitórias, 12 empates e nove empates, com 63 gols marcados e 45 sofridos, saldo positivo de 18.
Elenco do Real Madrid de 1997/1998
Goleiros
- Santiago Cañizares
- Bodo Illgner
- Pedro Contreras
Laterais direitos
- Christian Panucci
- Chendo
Zagueiros
- Fernando Hierro
- Manolo Sanchís
- Aitor Karanka
- Fernando Sanz
Laterais esquerdos
- Roberto Carlos
Volantes
- Fernando Redondo
- Christian Karembeu
- Jaime Fernández
Meias
- Clarence Seedorf
- Guti
- Víctor Sánchez
- José Amavisca
- Zé Roberto
Atacantes
- Raúl González
- Davor Suker
- Fernando Morientes
- Predrag Mijatovic
- Sávio
- Dani García
Técnicos
- Jupp Heynckes