Na temporada 2003/2004, o Porto disputou a Supertaça de Portugal, Supercopa Europeia, Taça de Portugal, Liga dos Campeões da Europa e o Campeonato Português.
Os Dragões começaram a temporada de forma positiva com a conquista da Supercopa. Na decisão, em jogo único disputado no Estádio Dom Afonso Henriques, venceram a União Desportiva de Leiria (1 a 0) e foram campeões.
Já na Supercopa Europeia, os Azuis e Brancos não tiveram a mesma sorte. Em confronto no Stade Louis II, em Mônaco, a equipe portuguesa encarou o Milan, foi derrotado (1 a 0) e viu o adversário levantar o troféu.
Na Taça de Portugal, a equipe portista superou Boavista, Maia, Vilafranquense, Rio Ave e Braga, na quarta fase, quinta fase, oitavas de final, quartas de final e semifinal. Na decisão, o Porto encarou seu arquirrival Benfica, no Estádio de Honra, e foi superado na prorrogação (1 a 2).
Campeões da Europa
A equipe portuguesa teve seu ponto alto na temporada na Liga dos Campeões. Inicialmente, ficou em 2º no Grupo F, com 11 pontos, atrás do Real Madrid (14 pontos), da Espanha, e à frente do Olympique de Marselha (quatro pontos), da França, e Partizan (três pontos), da Sérvia.
Com isso, os Dragões conseguiram vaga no mata-mata. Nas oitavas de final, os Azuis e Brancos superaram o Manchester United, da Inglaterra, com uma vitória no Estádio do Dragão (2 a 1) e empate no Old Traford (1 a 1). Nas quartas de final, o Porto passou pelo Lyon, da França, com um triunfo em casa (2 a 0) e empate no Stade de Gerland (2 a 2).
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
Garantido na semifinal, a equipe portista encarou o Deportivo La Coruña, da Espanha, e se classificou com um empate sem gols em casa (0 a 0) e vitória em solo espanhol (0 a 1). O adversário na final foi o Mônaco, da França, confronto disputado em Arena AufSchalke, em Gelsenkirchen, na Alemanha.
+ Considere ser apoiador no Catarse e participe do nosso crescimento!
Contrariando o que se espera de uma decisão, a equipe portuguesa foi soberana, venceu os franceses com um placar muito positivo (3 a 0) e se sagrou campeã da Liga dos Campeões pela segunda vez na sua história. O outro título havia acontecido na temporada 1986/1987.
Liga Portuguesa
Os Dragões também foram campeões do Campeonato Português, a Primeira Liga, naquela temporada. Na campanha, terminaram em 1º com 82 pontos, oito a mais em relação ao Benfica, que ficou em 2º com 74. Os Azuis e Brancos somaram 25 vitórias, sete empates e duas derrotas nas 34 rodadas, com 63 gols marcados e 19 sofridos, saldo positivo de 44.
Elenco do Porto de 2003/2004
Goleiros
- Vítor Baía
- Nuno Espírito Santo
- Bruno Vale
Laterais direitos
- Paulo Ferreira
- José Bosingwa
- Carlos Secretário
Zagueiros
- Ricardo Carvalho
- Jorge Costa
- Pedro Emanuel
- Ricardo Costa
Laterais esquerdos
- Nuno Valente
- Mário Silva
- César Peixoto
Volantes
- Maniche
- Costinha
- Pedro Mendes
- Tiago
Meias
- Deco
- Ricardo Fernandes
- Carlos Alberto
- Dmitri Alenichev
- Marco Ferreira
Atacantes
- Benni McCarthy
- Derlei
- Maciel
- Edgaras Jankauskas
- Sérgio Conceição
- Bruno Moraes
- Hugo Almeida
Técnicos
- José Mourinho