Na temporada 2023, o Palmeiras disputou a Supercopa do Brasil, o Campeonato Paulista, a Copa do Brasil, Copa Libertadores da América e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O ano do Verdão começou da melhor forma com a conquista da Supercopa sobre o Flamengo. Em confronto único, disputado no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, o time venceu um jogo movimentado (4 a 3) e se sagrou campeão.
No Paulistão, o sucesso continuou e o Alviverde levantou o troféu. Na primeira fase, liderou o Grupo D, com 28 pontos, e se classificou ao mata-mata. São Bernardo EC (26 pontos), que também avançou, além de Santo André (14 pontos) e Portuguesa (10 pontos), eliminados, fecharam a chave.
O mesmo São Bernardo EC foi o adversário palmeirense nas quartas de final. Com uma vitória simples (1 a 0), no Allianz Parque, o Porco passou de fase novamente. Na semifinal, o oponente foi o Ituano e novamente com um triunfo pelo placar mínimo (1 a 0), em casa, se garantiu na final da competição.
Na finalíssima, o Palmeiras encarou o Água Santa e teve um susto no jogo de ida, ao ser derrotado (2 a 1) na Arena Barueri. Entretanto, a volta por cima do Verdão aconteceu no segundo embate, no Allianz Parque, com direito a goleada (4 a 0) e troféu garantido.
Queda para o rival na Copa do Brasil
O Verdão entrou diretamente na terceira fase da Copa do Brasil. De imediato, superou o Tombense vencendo em casa (4 a 2) e empatando fora (1 a 1). Nas oitavas de final, a vítima da vez da equipe paulista foi o Fortaleza, com um triunfo convincente no Allianz Parque (3 a 0) e revés na Arena Castelão (1 a 0).
Entretanto, o Alviverde acabou eliminado nas quartas de final e não foi para qualquer um. Precisamente, o adversário foi o São Paulo, um rival, que mais tarde se sagraria campeão inédito do torneio. O Porco não mostrou muita resistência e acabou superado duas vezes, uma no Estádio do Morumbi (1 a 0), e outra no Allianz Parque (1 a 2).
Quase finalista da ‘Liberta’
Na Libertadores, o Palmeiras protagonizou uma ótima campanha, que começou com a liderança do Grupo C, com 15 pontos. Bolívar-BOL (12 pontos), Barcelona-EQU (quatro pontos) e Cerro Porteño-PAR (quatro pontos), respectivamente, completaram a chave. Brasileiros e bolivianos se garantiram no mata-mata.
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
O Alviverde encontrou um adversário complicado nas oitavas de final, caso do Atlético-MG. Mesmo diante de um time qualificado, o time não se intimidou e eliminou o compatriota com uma vitória em pleno Estádio do Mineirão (0 a 1), e segurou o empate sem gols (0 a 0) em casa para se garantir nas quartas de final.
Na sequência, a equipe brasileira teve pela frente o Deportivo Pereira-COL, uma das surpresas daquela edição, e encaminhou a vaga novamente vencendo o jogo de ida fora de casa, desta vez com direito a goleada (0 a 4). Na volta, em seu território, o Porco segurou mais um empate sem gols (0 a 0) e se classificou à semifinal.
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
A sorte palmeirense, no entanto, terminou por aí. O oponente em questão foi o tradicional Boca Juniors-ARG, que mesmo sem um grande time, esbanjava peso de camisa. Os times empataram sem gols (0 a 0) no primeiro encontro, em La Bombonera, e um novo empate aconteceu na casa do Palmeiras, o que forçou as penalidades, com o triunfo da equipe argentina (2 a 4).
Bicampeão Brasileiro
No Campeonato Brasileiro, o Verdão voltou a levantar troféu naquela temporada. Embora o Botafogo tenha liderado na maioria das rodadas, no fim a equipe paulista conseguiu uma arrancada e contou com a derrocada do Alvinegro para se sagrar campeão pela segunda vez consecutiva e a 12ª na história.
Precisamente, o Alviverde terminou na 1ª colocação, com 70 pontos, dois a mais em relação ao Grêmio, o vice-campeão com 68. Na campanha, o Porco somou 20 vitórias, 10 empates e oito derrotas, aproveitamento de 61%, com 64 gols marcados e 33 sofridos, saldo positivo de 31. Além do caneco, o Palmeiras obteve também vaga na Libertadores do ano seguinte.
Elenco do Palmeiras de 2023
Goleiros
- Weverton
- Marcelo Lomba
- Vinicius Silvestre
- Mateus Oliveira
Laterais direitos
- Marcos Rocha
- Mayke
- Gustavo Garcia
Zagueiros
- Gustavo Gómez
- Luan
- Murilo
- Naves
Laterais esquerdos
- Joaquín Piquerez
- Vanderlan
Volantes
- Zé Rafael
- Fabinho
- Jailson
Meias
- Raphael Veiga
- Gabriel Menino
- Jhon Jhon
- Luis Guilherme
- Eduard Atuesta
Atacantes
- Endrick
- Breno Lopes
- Rony
- Dudu
- Artur
- Flaco López
- Bruno Tabata
- Rafael Navarro
- Giovani
- Kevin
Técnicos
- Abel Ferreira