Na temporada 2022, o Palmeiras disputou o Mundial de Clubes, a Recopa Sul-Americana, o Campeonato Paulista, a Copa do Brasil, Copa Libertadores da América e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O ano do Verdão começou a todo vapor com a disputa do Mundial. A equipe brasileira entrou diretamente na semifinal, teve pela frente o Al-Ahly, do Egito, e se classificou à final com uma vitória segura (2 a 0).
A decisão reservou um confronto complicado com o Chelsea, da Inglaterra, que na outra semi superou o Al-Hilal (0 a 1), da Arábia Saudita. Os times empataram no tempo normal (1 a 1), mas os ingleses levaram a melhor na prorrogação (2 a 1) e foram campeões.
Em seguida, o Alviverde Paulista decidiu a Recopa Sul-Americana com o Athletico-PR, desta vez levando o troféu para casa. No jogo de ida, na Arena da Baixada, os times empataram (2 a 2),mas o Porco venceu na volta (2 a 2), no Allianz Parque.
Outro caneco
O Palmeiras garantiu o segundo título no ano no Estadual. Na primeira fase, o time foi soberano e terminou na liderança do Grupo C, somando 30 pontos, à frente de Ituano (19 pontos), Botafogo-SP (18 pontos) e Mirassol (17 pontos).
Nas quartas de final, o Porco reencontrou a equipe de Itu e se classificou de forma segura (2 a 0), no Allianz Parque. Na semifinal, a vítima da vez foi o Red Bull Bragantino, com uma vitória apertada (2 a 1), também jogando como mandante.
O adversário na finalíssima foi o São Paulo, campeão na edição passada justamente sobre o Verdão. O filme parecia próximo de se repetir com o triunfo são-paulino no jogo de ida (3 a 1), no Estádio do Morumbi. No entanto, o Palestra reverteu o resultado em casa com uma goleada (4 a 0) e foi campeão.
Mal na Copa do Brasil
Na Copa do Brasil, o Verdão entrou diretamente na terceira fase e não foi muito longe. Após superar a Juazeirense-BA com certa tranquilidade, o Alviverde foi eliminado ainda nas oitavas de final, diante do rival São Paulo, o mesmo que superou no Paulistão.
O Tricolor voltou a levar a melhor jogando no Morumbi (1 a 0), enquanto o Palmeiras deu o troco no Allianz Parque (2 a 1), mas não o suficiente para eliminar o adversário. Com a igualdade na somatória dos resultados, a vaga foi decidida nos pênaltis, com o triunfo são-paulino (4 a 3).
Sequência quebrada na ‘Liberta’
Campeão nas duas edições anteriores, o Palmeiras chegou na Libertadores como um dos favoritos ao título, o que seria o quarto na sua história, mas não conseguiu por pouco. Na fase de grupos, o Verdão liderou a Chave A, com 18 pontos e 100% de aproveitamento.
Emelec (oito pontos), do Equador, Deportivo Táchira (sete pontos), da Venezuela, e Independiente Petrolero (um ponto), da Bolívia, completaram o grupo. No mata-mata, o Palestra superou Cerro Porteño, do Paraguai, e Atlético-MG, nas oitavas e quartas de final, mas caiu na semifinal.
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
O adversário em questão foi o compatriota Athletico-PR. A equipe paranaense venceu no jogo de ida (1 a 0), na Arena da Baixada, e conseguiu um empate no Allianz Parque (2 a 2), resultado que a classificou à finalíssima. Entretanto, ficou com o vice-campeonato para o Flamengo.
11 vezes campeão do Brasil
Diferente das duas competições anteriores, no Brasileirão o Alviverde foi soberano e se sagrou campeão, pela 11ª vez na história, o que ampliou a vantagem no topo do ranking. O Verdão liderou a competição durante grande parte das rodadas e acumulou 81 pontos.
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
Nas 38 partidas, a equipe paulista acumulou 23 vitórias, 12 empates e apenas três derrotas, aproveitamento de 71%, com 66 gols marcados e 27 sofridos, saldo positivo de 39. O Porco ficou oito pontos à frente do vice-campeão, Internacional, que acumulou 73 ao longo do Brasileiro.
Elenco do Palmeiras de 2022
Goleiros
- Weverton
- Marcelo Lomba
- Vinicius Silvestre
Laterais direitos
- Marcos Rocha
- Mayke
- Gustavo Garcia
Zagueiros
- Gustavo Gómez
- Murilo
- Luan
- Benjamín Kuscevic
Laterais esquerdos
- Joaquín Piquerez
- Jorge
- Vanderlan
Volantes
- Danilo
- Zé Rafael
- Patrick de Paula
- Jailson
- Fabinho
Meias
- Gustavo Scarpa
- Raphael Veiga
- Gabriel Menino
- Eduard Atuesta
Atacantes
- Dudu
- Rony
- Wesley
- Rafael Navarro
- Breno Lopes
- Gabriel Veron
- Miguel Merentiel
- Deyverson
- Flaco López
- Bruno Tabata
- Endrick
- Giovani
Técnicos
- Abel Ferreira