Na temporada 2009, o Palmeiras disputou o Campeonato Paulista, a Copa Libertadores da América e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O ano começou de forma positiva para o Verdão no Estadual. Na fase de classificação, o Alviverde ficou na 1ª colocação, com 44 pontos, à frente de São Paulo (40 pontos), Corinthians (39 pontos) e Santos (37 pontos).
Os quatro se classificaram à semifinal do Paulistão. O adversário do Palestra foi o Peixe e o Porco levou a pior com duas derrotas pelo mesmo placar (2 a 1). Com isso, o Palmeiras se despediu da competição.
Na Libertadores, a equipe brasileira entrou na primeira fase. O oponente em questão foi o Real Potosí, da Bolívia, e o Alviverde se classificou com facilidade. No jogo de ida, no Parque Antártica, goleou os bolivianos (5 a 1) e garantiu a vaga na altitude (0 a 2).
Com isso, o Palmeiras se garantiu na fase de grupos do torneio. O Porco ficou situado na Chave 1, ao lado de Sport, Colo-Colo, do Chile, e LDU, do Equador. Em seis rodadas, foram três vitórias, dois empates e uma derrotas, que renderam 10 pontos e a 2ª colocação.
A campanha colocou os paulistas nas oitavas de final para encarar o Leão Pernambucano, que foi o líder do seu grupo. Com uma vitória pelo mesmo placar para cada lado (1 a 0), a vaga nas quartas de final foi decidida nos pênaltis e o Verdão levou a melhor (1 a 3).
SIGA-NOS NO INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE PARA MAIS CONTEÚDOS!
O Palmeiras, no entanto, não conseguiu a vaga na semifinal, parando diante do Nacional, do Uruguai. No jogo de ida, em casa, o Alviverde cedeu o empate no fim diante dos uruguaios (1 a 1), e não conseguiu balançar as redes em Montevidéu (0 a 0). Com isso, foi eliminado pelo critério de gol fora de casa.
CONSIDERE SER APOIADOR NO CATARSE E PARTICIPE DO NOSSO CRESCIMENTO!
No Brasileirão, o Verdão ficou na 5ª colocação, com 62 pontos, e perdeu por muito pouco uma vaga na Libertadores do ano seguinte. Analisando friamente, foi uma ótima campanha do Porco, mas, pelo contexto, foi decepcionante.
A equipe paulista chegou a liderar a competição com folga por muitas rodadas, mas, na reta final, teve uma queda brusca de rendimento e resultados. A partir disso, o Palmeiras despencou na tabela e o Flamengo, que conseguiu uma arrancada impressionante, se sagrou campeão.
Foram 17 vitórias, 11 empates e 10 derrotas, aproveitamento de 54%, ainda com 58 gols marcados e 45 sofridos, saldo positivo de 13.
Elenco do Palmeiras de 2009
Goleiros
- Marcos
- Bruno
- Deola
Laterais direitos
- Fabinho Capixaba
Zagueiros
- Danilo
- Edmílson
- Maurício
- Maurício Ramos
- Jeci
Laterais esquerdos
- Marcão
- Pablo Armero
- Jefferson
Volantes
- Pierre
- Sandro Silva
- Wendel
- Souza
- Jumar
- Mozart
Meias
- Diego Souza
- Cleiton Xavier
- Deyvid Sacconi
- Luis Pedro Figueroa
- Evandro
Atacantes
- Obina
- José Ortigoza
- Keirrison
- Vágner Love
- Lenny
- Marquinhos
- Willians Santana
- Robert
- Max
- Daniel Lovinho
Técnicos
- Vanderlei Luxemburgo
- Muricy Ramalho