Na temporada 2008, o Palmeiras disputou o Campeonato Paulista, a Copa do Brasil, a Copa Sul-Americana e o Campeonato Brasileiro.
Já no início do ano, pelo Paulista, o Porco se classificou em segundo na fase de classificação e avançou à semifinal.
Contra o São Paulo, o Alviverde sofreu uma derrota no primeiro jogo (2 a 1). Na volta, porém, o Palestra reverteu o resultado (2 a 0) e seguiu para a finalíssima.
O adversário era a Ponte Preta. A ida, em Campinas, terminou com uma vitória verde (0 a 1). No estádio Palestra Itália, o Palmeiras reafirmou a superioridade em cima do rival, com uma expressiva goleada (5 a 0), e foi campeão.
Na Copa do Brasil, na primeira fase, a equipe paulista deixou para trás o CENE do Mato Grosso do Sul. Na segunda fase, foi a vez dos pernambucanos do Central deixarem a competição para o Verdão.
Seguindo para as oitavas, o Alviverde pegou o Sport e empatou sem gols. Na volta, o Palmeiras deixou a Copa com a derrota de 4 a 1 para o Rubro-Negro.
Pela Sul-Americana, na primeira fase, o Alviverde eliminou o Vasco com uma derrota na ida e uma vitória na volta. Nas oitavas, a equipe paulista passou por cima do Sport Ancash, do Peru, e seguiu para as quartas.
Contra o Argentino Juniors, o Verdão foi eliminado. As duas derrotas, uma no Brasil (1 a 0), e outra na Argentina (0 a 2), avançaram o adversário para a semifinal.
No Brasileirão, o Palmeiras conseguiu 65 pontos e terminou no 4ª lugar. A pontuação foi suficiente para uma vaga na pré-Libertadores do ano seguinte.
Elenco do Palmeiras de 2008
Goleiros
- Marcos
- Diego Cavalieri
- Bruno
Laterais direitos
- Élder Granja
- Fabinho Capixaba
Zagueiros
- Roque Júnior
- David Braz
- Maurício Nascimento
- Gladstone
- Jeci
- Henrique
- Gustavo
Laterais esquerdos
- Leandro
- Jefferson
Volantes
- Wendel
- Jumar
- Sandro Silva
- Pierre
- Martinez
Meias
- Valdívia
- Makelele
- Maicosuel
- Evandro
- Léo Lima
Atacantes
- Alex Mineiro
- Denílson
- Diego Souza
- Kleber
- Lenny
- Jorge Preá
Técnicos
- Nei Rodolfo
- Vanderlei Luxemburgo