Elenco do Manchester United 1998/1999
Na temporada 1998/1999, o Manchester United disputou a Supercopa da Inglaterra, Copa da Liga Inglesa, Copa da Inglaterra, Liga dos Campeões da Europa e o Campeonato Inglês.
Os Diabos Vermelhos começaram de forma negativa. Na Supercopa da Inglaterra, foram superados de forma expressiva pelo Arsenal (3 a 0), em jogo único disputado no Estádio de Wembley e perderam o troféu.
Na Copa da Liga, o time realizou uma campanha mediana e não chegou perto de ser campeão. Inicialmente, o Manchester United superou Bury e Nottingham Forest, na terceira e quarta fase, mas foi eliminado nas quartas de final para o Tottenham no White Hart Lane (3 a 1).
A história, no entanto, foi diferente na Copa da Inglaterra para os Diabos Vermelhos, que levantaram o primeiro troféu. Inicialmente, superaram Middlesbrough, Liverpool, Fulham, Chelsea e Arsenal, na primeira e segunda fase, além das oitavas de final, quartas de final e semifinal, na ordem em questão.
O adversário na decisão foi o Newcastle United, que enfrentou em jogo único, disputado no Estádio de Wembley. Com um resultado confortável (2 a 0), o United superou os Magpies e se sagrou campeão do torneio.
Europa dos ‘Diabos’
Mais um título chegou na disputa da Liga dos Campeões. Na campanha, a equipe inglesa começou na fase classificatória, quando enfrentou o Lodzki, da Polônia, e se classificou vencendo em casa (2 a 0) e empatando sem gols como visitante (0 a 0).
Com isso, conseguiram vaga na fase de grupos. O Manchester United entrou no Grupo D, com Bayern de Munique, da Alemanha, Barcelona, da Espanha, e Brondby IF, da Dinamarca. Em seis rodadas, com jogos de ida e volta, os ingleses se classificaram em 2º na chave, com 10 pontos.
Os alemães conseguiram a liderança (11 pontos), enquanto espanhóis (oito pontos) e dinamarqueses (três pontos) completaram o grupo e não avançaram ao mata-mata. Nas quartas de final, os Diabos Vermelhos enfrentaram a Inter de Milão, da Itália, e avançaram com uma vitória em Old Trafford (2 a 0) e empate no Giuseppe Meazza (1 a 1).
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
Na semifinal, o United encarou a Juventus, da Itália, e conseguiu a vaga na decisão com um empate em casa (1 a 1) e vitória como visitante (2 a 3). Do outro lado na finalíssima estava um velho conhecido, o Bayern de Munique, mas desta vez levou a melhor sobre o adversário.
+ Considere ser apoiador no Catarse e participe do nosso crescimento!
O jogo decisivo foi disputado no Camp Nou, em Barcelona, na Espanha. A partida foi muito disputada e, com direito a dois gols nos acréscimos, o Manchester United venceu os alemães de virada (2 a 1) e se sagrou campeão da Europa pela segunda vez na sua história.
Outra conquista
A terceira conquista da temporada veio no Campeonato Inglês. Os Diabos Vermelhos foram campeões com 79 pontos somados ao longo das 38 rodadas, apenas um a mais em relação ao Arsenal, que ficou em 2º com 78. Foram 22 vitórias, 13 empates e três derrotas, com 80 gols anotados e 37 sofridos, saldo positivo de 43.
Elenco do Manchester United de 1998/1999
Goleiros
- Peter Schmeichel
- Raimond van der Gouw
- Nick Culkin
Laterais direitos
- Gary Neville
- Phil Neville
Zagueiros
- Jaap Stam
- Ronny Johnsen
- Henning Berg
- Wes Brown
- David May
- Michael Clegg
Laterais esquerdos
- Denis Irwin
Volantes
- Roy Keane
- Nicky Butt
- John Curtis
Meias
- Ryan Giggs
- David Beckham
- Paul Scholes
- Jordi Cruyff
- Jesper Blomqvist
- Jonathan Greening
- Mark Wilson
Atacantes
- Andy Cole
- Dwight Yorke
- Ole Gunnar Solskjær
- Teddy Sheringham
- Erik Nevland
Técnicos
- Alex Ferguson