Na temporada 2002, o Internacional disputou a Copa Sul-Minas, Copa do Brasil, o Campeonato Gaúcho e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O Colorado iniciou o ano de uma forma não tão boa. Precisamente, foi apenas o 7º colocado na fase de classificação da Copa Sul-Minas, com 23 pontos conquistados. A competição tinha 16 participantes e os quatro primeiros se classificavam à semifinal.
Na Copa do Brasil, o Inter também não foi muito longe. Inicialmente, superou Comercial-MS e Santos, na primeira e segunda fase, respectivamente. No entanto, foi eliminado nas oitavas de final para o Atlético-MG.
Em Minas Gerais, o Galo venceu com tranquilidade (2 a 0) e, no Rio Grande do Sul, o Saci venceu (3 a 2), mas o resultado não foi o suficiente e se despediu da competição precocemente.
Quanto ao Gauchão, o time de Porto Alegre entrou somente na segunda fase por ter disputado a Sul-Minas. O Internacional conseguiu a liderança do seu grupo, somando sete pontos, um a mais em relação ao Juventude, que veio logo atrás.
Com isso, o Inter avançou à final, onde teve o 15 de Novembro, 1º colocado do outro grupo, pela frente. Fazendo valor seu favoritismo, o Colorado se sagrou campeão com duas vitórias, a primeira fora (3 a 2) e a segunda em casa (2 a 0).
No Brasileirão, o Internacional protagonizou uma campanha muito ruim, com sério risco de rebaixamento à Série B. Precisamente, terminou a competição na 21ª posição, com 29 pontos, perto da Portuguesa, que ficou em 23º, com 27, e abriu a lista de rebaixados naquela edição.
Elenco do Internacional de 2002
Goleiros
- Clemer
- Renato
- João Gabriel
- Luiz Müller
- Fabiano Heves
Laterais direitos
- Maricá
- Luisinho Netto
Zagueiros
- Luiz Alberto
- Ronaldo Alves
- Júnior Baiano
- Tiago Bernardi
- Chris Hening
- Cleiton
- Horacio Ameli
- Duílio
Laterais esquerdos
- Cássio
- Dênis
- Chiquinho
- Vinícius
Volantes
- Claiton
- Alexandre
- Márcio Hahn
- Leandro Ávila
- Leandro Guerreiro
- Cleitão
Meias
- Carlos Miguel
- Cleiton Xavier
- Daniel Carvalho
- Geninho
Atacantes
- Mahicon Librelato
- Fernando Baiano
- Fabiano
- Diogo Rincon
- Fábio Pinto
- Fabiano Souza
- Leandrão
Técnicos
- Ivo Wortmann
- Guto Ferreira
- Celso Roth
- Cláudio Duarte