Na temporada 2020, o Grêmio disputou a Recopa Gaúcha, o Campeonato Gaúcho, a Copa do Brasil, Copa Libertadores da América, e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O ano começou de forma negativa para o Imortal. Favorito, o Tricolor decepcionou na Recopa Gaúcha. O adversário na decisão foi o Pelotas, em jogo único, no Estádio Boca do Lobo. Jogando em casa, o oponente arrancou um empate no tempo normal (1 a 1) e venceu nas penalidades (5 a 4).
No Gauchão, no entanto, a história foi diferente. No primeiro turno, a Taça Coronel Evaldo Poeta, o Grêmio ficou em 2º no Grupo B, somando nove pontos, atrás do Caxias, que acumulou 10. Com isso, o Imortal avançou à semifinal para encarar o Internacional.
Diante do arquirrival, o Tricolor venceu com um placar mínimo (1 a 0). Na final, o Imortal encarou o Caxias, adversário da sua chave, e perdeu (1 a 0). No segundo turno, a Taça Francisco Novelletto, o Grêmio liderou o Grupo B, com 14 pontos, e novamente avançou à semifinal. O adversário foi o Novo Hamburgo, e o Imortal venceu em confronto disputado (4 a 3).
SIGA-NOS NO INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE PARA MAIS CONTEÚDOS!
Na decisão, novamente o Colorado pela frente. Jogando em casa, o Grêmio venceu por um placar seguro (2 a 0) e conquistou o turno. Com isso, o Imortal encarou o Caxias na final do Gauchão. Diferente do que aconteceu antes, o Tricolor levou a melhor com uma vitórias fora (0 a 2) e derrota em seu território (1 a 2), resultado que lhe renderam o título do Estadual.
CONSIDERE SER APOIADOR NO CATARSE E PARTICIPE DO NOSSO CRESCIMENTO!
Chegando na Copa do Brasil, a equipe gaúcha realizou uma ótima campanha. Precisamente, superou Juventude, Cuiabá e São Paulo nas oitavas de final, quartas de final e semifinal. Na decisão, o oponente foi o Palmeiras e, desta vez, não deu para o Imortal. O Alviverde Paulista foi campeão com vitórias fora (0 a 1) e dentro de casa (2 a 0).
Quanto a Libertadores, o Grêmio entrou no Grupo E, ao lado de Internacional, Universidad Católica, do Chile, e América de Cali, na Colômbia. Com 11 pontos somados, o Imortal conseguiu a 1ª colocação. Nas oitavas de final, encarou o Guaraní, do Paraguai.
Com duas vitórias pelo mesmo resultado (2 a 0), o Tricolor avançou à final às quartas de final, mas não passou disso. O adversário em questão foi o compatriota, Santos. No jogo de ida, na Arena do Grêmio, os times empataram (1 a 0). Na volta, na Vila Belmiro, o Peixe aplicou uma goleada (4 a 1) e eliminou a equipe gaúcha.
O Grêmio disputou ainda o Campeonato Brasileiro e protagonizou uma campanha positiva, mas sem muito brilho. Precisamente, o Tricolor ficou na 6ª colocação, com 59 pontos, ficando atrás de Flamengo (71 pontos), Internacional (70 pontos), Atlético-MG (68 pontos), São Paulo (66 pontos) e Fluminense (64 pontos).
Foram 14 vitórias, 17 empates e sete derrotas em 38 rodadas, ainda com 53 gols anotas e 40 sofridos, saldo positivo de 13 e aproveitamento de 51%. Com essa colocação, o Grêmio conseguiu vaga para disputar a pré-Libertadores na temporada seguinte.
Elenco do Grêmio de 2020
Goleiros
- Vanderlei
- Paulo Victor
- Júlio César
- Brenno
Laterais direitos
- Victor Ferraz
- Luis Orejuela
- Vanderson
Zagueiros
- Pedro Geromel
- Wálter Kannemann
- David Braz
- Rodrigues
- Paulo Miranda
- Ruan
Laterais esquerdos
- Bruno Cortez
- Diogo Barbosa
- Guilherme Guedes
- Caio Henrique
Volantes
- Lucas Silva
- Matheus Henrique
- Maicon
Meias
- Jean Pyerre
- Thaciano
- Isaque
- Thiago Neves
- Robinho
- Darlan Mendes
- César Pinares
- Patrick Machado
Atacantes
- Diego Souza
- Ferreirinha
- Everton Cebolinha
- Pepê
- Diego Churín
- Alisson
- Luiz Fernando
- Éverton Cardoso
- Luciano
- Gui Azevedo
- Rildo
Técnicos
- Renato Gaúcho