Na temporada 2013, o Grêmio disputou o Campeonato Gaúcho, a Copa do Brasil, a Copa Libertadores da América e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O Tricolor não fez uma boa campanha no Estadual. No primeiro turno, a Taça Piratini, parou ainda nas quartas de final, eliminado pelo arquirrival Internacional com uma derrota em jogo único (2 a 1), no Estádio Centenário.
No segundo turno, a Taça Farroupilha, a história não foi muito diferente. O Imortal foi eliminado na semifinal pelo Juventude, depois de um empate no tempo normal (1 a 1) e derrota nos pênaltis (5 a 4), no Estádio Alfredo Jaconi.
A campanha na Copa do Brasil foi positiva, considerando a dificuldade da competição. A equipe gaúcha chegou até a semifinal, superado pelo Athletico-PR. No jogo de ida, na Vila Capanema, o Rubro-Negro venceu (1 a 0), e conseguiu segurar o empate na Arena (0 a 0) para sair com a vaga na decisão.
Em relação à Libertadores, o Tricolor avançou pela fase de grupos ficando em segundo, com oito pontos, mas não passou das oitavas de final, eliminado pelo Independiente Santa Fé, da Colômbia. Na ida, em casa, o Grêmio saiu com a vitória (2 a 1), mas perdeu no El Campín (1 a 0) e saiu pelo critério de gol fora.
No Brasileirão, o Tricolor Gaúcho brigou pelo título com o Cruzeiro, mas terminou em 2º, com 65 pontos, 11 a menos que a Raposa, campeã, que somou 76. Com essa colocação, o Grêmio garantiu vaga na Libertadores de 2014.
Elenco do Grêmio de 2013
Goleiros
- Marcelo Grohe
- Dida
- Jakson Follmann
- Léo Jardim
- Matheus Oliveira
- Gustavo Busatto
Laterais direitos
- Tinga
- Pará
- Tony
Zagueiros
- Gabriel
- Rodrigo Sabiá
- Cris
- Bressan
- Rhodolfo
- Werley
- Douglas Grolli
- Saimon
- Rafael Thyere
- Gérson
Laterais esquerdos
- Fábio Aurélio
- Carlos Alexandre
- Alex Telles
- Wendell
- André Santos
- Marcelo Hermes
Volantes
- Moisés Francisco
- Souza
- Fernando
- Léo Gago
- Adriano
Meias
- Elano
- Marco Antônio
- Maxi Rodríguez
- Rondinelly
- Matheus Biteco
- Ramiro
- Misael
- Zé Roberto
- Facundo Bertoglio
- Cristian Riveros
- Guilherme Biteco
- Jean Deretti
- Diego Barreto
- Gustavo Xuxa
Atacantes
- Calyson
- Marcelo Moreno
- Eduardo Vargas
- Kléber Gladiador
- Yuri Mamute
- Welliton
- André Luís
- Hernan Barcos
- André Lima
- Willian José
- Leandro
- Paulinho Moccelin
- Lucas Coelho
Técnicos
- Vanderlei Luxemburgo
- Renato Gaúcho