Na temporada 2008, o Grêmio disputou o Campeonato Gaúcho, a Copa do Brasil, Sul-Americana e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O Tricolor começou o ano pelo Gauchão. Na fase de classificação, terminou com a 1ª colocação da Chave 1, com 36 pontos, muito à frente do Caxias, o 2º colocado, com 24. Porém, o Imortal foi eliminado ainda na segunda fase.
Em jogos de ida e volta, o time de Porto Alegre até venceu o Juventude no Estádio Centenário (2 a 1), só que, no Estádio Olímpico, sua casa, foi derrotado (3 a 2) e acabou eliminado precocemente porque seu adversário marcou mais gols fora.
Na Copa do Brasil, a equipe gaúcha também não teve sorte. Depois de eliminar o Grêmio Jaciara-MT na primeira fase, caiu para o Atlético-GO na segunda. Depois de uma vitória para cada lado pelo mesmo placar (2 a 1), a vaga nas oitavas de final foi decidida nos pênaltis (4 a 3).
Para a tristeza gremista, a história não foi boa também na Sul-Americana. Desta vez, o Grêmio deixou a competição diante do arquirrival Internacional, na segunda fase, com dois empates, o primeiro na casa colorada (1 a 1) e outro no Olímpico (2 a 2). O adversário avançou pelo critério de gol fora.
Em contrapartida, o Imortal conseguiu uma grande campanha no Brasileirão. Precisamente, disputou o título daquela edição com o São Paulo, mas terminou em 2º, com 72 pontos, contra 75 dos paulistas. A posição na tabela rendeu uma vaga na Libertadores do ano seguinte.
Elenco do Grêmio de 2008
Goleiros
- Victor
- Marcelo Grohe
- Matheus Cavichioli
Laterais direitos
- Paulo Sérgio
- Felipe Mattioni
Zagueiros
- Léo
- Réver
- Pereira
- Thiego
- Jean Ferreira
Laterais esquerdos
- Martín Hidalgo
- Anderson Pico
- Hélder Santos
Volantes
- Eduardo Costa
- Rafael Carioca
- Makelele
- Willian Magrão
- Adilson Warken
- Amaral
- Rudnei
- Órteman
- Júnior Carioca
- Nunes
- Maylson
Meias
- Roger Flores
- Tcheco
- Souza
- Julio dos Santos
- Peter
- Douglas Costa
Atacantes
- Jonas
- Marcel
- Edixon Perea
- Reinaldo de Souza
- André Luis
- Soares
- Tadeu Júnior
- Richard Morales
- Rodrigo Mendes
Técnicos
- Vágner Mancini
- Celso Roth