Na temporada de 1996, o Grêmio conquistou o Campeonato Gaúcho, a Recopa Sul-Americana e seu segundo Campeonato Brasileiro. A equipe comandada por Felipão ainda disputou a Copa do Brasil, Copa Libertadores da América, Copa Ouro Nicolás Leoz e a Supercopa Libertadores.
Já no início do ano, como pedia o calendário da época, o Grêmio disputou a Libertadores. Chegava com moral de favorito e já nas oitavas de final, uma vez que tinha ganhado a Glória Eterno no ano anterior. De cara já passou por cima do Botafogo. Nas quartas, outro compatriota ficou para trás, desta vez o Corinthians.
Chegando nas semifinais encontrou os colombianos do América de Cali. “Los Diablos Rojos” ficaram em primeiro lugar no grupo e eliminaram Minervén, da Venezuela, e Junior Barranquilla, da Colômbia. No jogo de ida, no Olímpico Monumental, o Grêmio saiu bem e ganhou 1 a 0.
Já na Colômbia, a história foi diferente. A equipe brasileira até começou abrindo o placar, mas o América de Cali cresceu, matou o jogo e eliminou a equipe brasileira (3 a 1).
A Recopa Sul-Americana daquele ano serviu como um prêmio de consolação para a torcida gremista. O adversário foi o Independiente, da Argentina, que havia vencido a Supercopa Libertadores de 1995 (a competição reunia os campeões da competição continental). A partida ocorreu no Japão e terminou com uma vitória tricolor. O “Imortal” goleou os argentinos (4 a 1) e se consagrou campeão.
SIGA-NOS NO INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE PARA MAIS CONTEÚDOS!
Sendo disputado junto com as competições internacionais, o Campeonato Gaúcho representou outra alegria para a torcida gremista. Na primeira fase, com dois grupos de sete clubes em disputa de pontos corridos, o Grêmio lidera sua chave. Na segunda fase, divididos novamente em dois grupos de quatro equipes, o Tricolor foi soberano e seguiu para a decisão do estadual.
Chegando na final, enfrentou o Juventude. O adversário não vinha bem e chegou na decisão pela repescagem. O Tricolor já mostrou superioridade dentro da casa do adversário e venceu (3 a 0). Na volta, uma nova goleada (4 a 0) e Grêmio foi campeão do Gauchão de 1996.
Na Copa do Brasil, os gaúchos bateram na trave. Entrando já na segunda fase, venceram duas vezes e eliminaram o Operário-MS. Nas oitavas e nas quartas de final, eliminaram o Athletico-PR e o Criciúma, respectivamente.
Chegando na semifinal, pegou o Palmeiras. O Alviverde fazia uma ótima campanha e estava invicto. Na ida, o Grêmio sofreu uma derrota dentro do Olímpico diante dos seus torcedores (1 a 2). Na segunda partida, perdeu novamente e deu adeus a Copa do Brasil (3 a 1).
Na Copa Ouro Nicolás Leoz, a equipe gaúcha não passou da semifinal. O adversário em questão foi o São Paulo e, jogando no Estádio Vivaldão, em Manaus, perdeu em jogo disputado (2 a 1).
No Campeonato Brasileiro com 24 clubes em pontos corridos, o Grêmio terminou a primeira fase na 6ª colocação – apenas os oito melhores seguiam para o mata-mata. Em 23 jogos foram 11 vitórias, quatro empates e oito derrotas, que geraram 38 pontos (na época cada vitória valia dois pontos).
CONSIDERE SER APOIADOR NO CATARSE E PARTICIPE DO NOSSO CRESCIMENTO!
Nas quartas de final, quando passaram pelo Palmeiras, serviram de uma vingança pela eliminação da Copa do Brasil. Nas semifinais foi vez do Goiás deixar a competição para o “Imortal”.
A final do Brasileirão foi contra o Portuguesa. A primeira partida terminou com uma derrota do Grêmio dentro do Morumbi (2 a 0). Como fez a melhor campanha, os gaúchos precisavam apenas de uma vitória por dois gols de diferença para levantar o troféu. Na volta, no Olímpico, o Tricolor conseguiu tirar a desvantagem e venceu o jogo (2 a 0) e foi campeão Brasileiro de 1996.
O “Imortal” disputou também a Supercopa Libertadores, mas não sei saiu bem. Na primeira fase, encarou o Vélez Sarsfield, da Argentina, e acabou eliminado com um empate no Estádio Olímpico (3 a 3), e derrota no José Amalfitani (1 a 0).
Elenco do Grêmio de 1996
Goleiros
- Danrlei
- Murilo
Laterais direitos
- Arce
- Marco Antônio
Zagueiros
- Adílson Batista
- Mauro Galvão
- Catalino Rivarola
- Cristiano Rocha
- Luciano Dias
- Scheidt
- Vanderlei
Laterais esquerdos
- Roger Machado
- André Silva
- Paulo César
Volantes
- André Vieira
- Emerson
- Dinho
- Carlos Alberto
- Dega
- João Antônio
- Luís Carlos Goiano
- Rogério Belém
Meias
- Ailton
- Carlos Miguel
- Negretti
Atacantes
- Paulo Nunes
- Jardel
- Rodrigo Mendes
- Márcio Ramires
- Zé Alcino
- Saulo da Fé
- Rodrigo Gral
- Zé Afonso
- Sílvio
- Jacaré
- Capitão
Técnico
- Luiz Felipe Scolari
VEJA O ELENCO DA PORTUGUESA DE 1996