Na temporada 2022, o Goiás disputou o Campeonato Goiano, a Copa do Brasil, Copa Verde e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O ano do Esmeraldino não começou da forma como a torcida queria. O time até fez uma boa campanha no Estadual, mas perdeu a final para o Atlético-GO.
Na primeira fase, o Alviverde liderou o Grupo A, com 23 pontos, e se garantiu no mata-mata. Nas quartas de final, o Verdão da Serra superou o CRAC, vencendo em casa e fora pelo mesmo placar (3 a 0).
Chegando na semifinal, o Goiás encarou o Iporá e se classificou com uma vitória como visitante (0 a 2) e derrota como mandante (2 a 3), para encarar o Dragão na finalíssima. A conquista escapou com duas derrotas, uma no Estádio Antônio Accioly (1 a 0) e outra no Hailé Pinheiro (1 a 3).
Novamente…
Na Copa do Brasil, a equipe goiana realizou uma campanha interessante, superando Sousa-PB, Criciúma e Red Bull Bragantino, nas primeiras fases, mas foi eliminado nas oitavas de final.
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
O detalhe foi que o algoz foi novamente o rival Atlético-GO. No jogo de ida, fora de casa, o Esmeraldino segurou o empate sem gols (0 a 0), mas teve uma derrota expressiva em seus domínios (0 a 3) e se despediu do torneio.
Queda relâmpago
Já na Copa Verde, o Alviverde, focado no Campeonato Brasileiro, utilizou um time alternativo e foi eliminado de imediato. Nas oitavas de final, o Verdão do Oeste encarou o Real Noroeste-ES, em jogo único, no Hailé Pinheiro. Os times empataram nos 90 minutos (2 a 2), mas os capixabas se classificaram nas penalidades (4 a 5).
Apagado no Brasileirão
No Brasileirão, o Goiás não brigou diretamente contra o rebaixamento, mas também não tentou nada ambicioso na parte de cima da tabela. Com 46 pontos somados, a equipe goiana terminou na 12ª colocação.
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
O Esmeraldino, na campanha, acumulou 11 vitórias, 13 empates e 14 derrotas em 38 rodadas, aproveitamento de 40%, com 40 gols marcados e 53 sofridos, saldo negativo de 13. Com a posição, o Alviverde beliscou vaga na Sul-Americana do ano seguinte.
Elenco do Goiás de 2022
Goleiros
- Tadeu
- Marcelo Rangel
- Matheus Alves
Laterais direitos
- Maguinho
- Apodi
- Douglas Pelé
Zagueiros
- Reynaldo
- Caetano
- Yan Souto
- Lucas Halter
- Da Silva
- Sidimar
- Sidnei
- Danilo Cardoso
- Éverson
Laterais esquerdos
- Danilo Barcelos
- Hugo
- Artur
- Sávio
- Juan Tavares
Volantes
- Caio Vinícius
- Auremir
- Matheus Sales
- Henrique Lordelo
Meias
- Diego
- Fellipe Bastos
- Élvis
- Luan Dias
- Marquinhos Gabriel
- Albano
- Índio
Atacantes
- Pedro Raul
- Nicolas
- Vinícius
- Dadá Belmonte
- Renato Júnior
- Pedrinho
- Luan
- Reginaldo
Técnicos
- Glauber Ramos
- Bruno Pivetti
- Jair Ventura