2018 foi o ano que o Fortaleza disputou o Campeonato Cearense, a Copa Fares Lopes e o Campeonato Brasileiro da Série B, além de completar 100 anos de existência.
Apesar da derrota na final do campeonato estadual para o Ceará e a não classificação que daria acesso à Copa do Brasil na Copa Fares Lores, o Tricolor do Pici ainda vivenciaria uma bela trajetória durante a temporada, não só pela comemoração do centenário ou pela festa constante da torcida, mas também pelos feitos almejados.
O Leão começou a disputa da Série B na ponta da tabela e por ali permaneceu. A contratação do ex-goleiro e ídolo do São Paulo, Rogério Ceni, para assumir o posto de técnico da equipe foi um divisor de águas importante que traria muita euforia depois das vaias e críticas mediante a derrota no Campeonato Cearense.
A temporada do Fortaleza foi marcada por grandes jogos e grande dedicação tanto da diretoria quanto do elenco dentro e fora de campo. Ao final da temporada, a Jangada Atômica alcançou a vitória na proporção do trabalho feito durante o ano: campeão da Série B e acesso para a Série A do Brasileirão.
Elenco do Fortaleza de 2018
Goleiros
- Marcelo Boeck
- Max Walef
- Matheus Jesus
- Matheus Inácio
Laterais direitos
- Felipe
- Tinga
Zagueiros
- Ligger
- Adalberto
- Diego Jussani
Laterais esquerdos
- Bruno Melo
- Leonan
Volantes
- Derley
- Marlon
- Pablo
- Anderson Uchôa
- Ronny
Meias
- Jean Patrick
- João Henrique
- Dodô
- Wallace
- Nenê Bonilha
- Edinho
Atacantes
- Marcinho
- Wilson
- Wesley Pibinha
- Douglas Coutinho
- Gustavo Henrique
- Romarinho
- Éderson
- Rodolfo
Técnico
- Rogério Ceni