Na temporada 2023, o Fluminense disputou o Campeonato Carioca, a Copa do Brasil, Copa Libertadores da América, Série A do Campeonato Brasileiro e o Mundial de Clubes.
O ano do Nense começou de forma positiva com a conquista do Estadual. Na Taça Guanabara, correspondente à primeira fase, o time ficou na 1ª colocação, com 25 pontos, e garantiu a classificação.
Na semifinal, o Fluzão encarou o Volta Redonda e tomou um susto. No jogo de ida, no Estádio Raulino de Oliveira, o adversário levou a melhor (2 a 1), mas se superou com sobra na volta, no Maracanã, com direito a goleada (7 a 0).
O oponente da finalíssima foi o Flamengo, em dois confrontos no Maraca. No primeiro, o arquirrival venceu de forma confortável, mas o Tricolor se recuperou novamente, venceu de goleada no segundo (4 a 1) e se sagrou campeão.
Queda para o rival na Copa do Brasil
Na Copa do Brasil, o Time de Guerreiros entrou direto na terceira fase. Primeiro, superou o Paysandu com duas vitórias pelo mesmo placar (3 a 0), e avançou às oitavas de final para reencontrar o Flamengo.
Desta vez, no entanto, o Fluminense não levou a melhor diante do Rubro-Negro. Em ambos os encontros no Maracanã, os times empataram sem gols (0 a 0) no jogo de ida, mas o adversário venceu na volta (2 a 0) e se classificou no torneio.
Campeão da Libertadores
A tristeza dos tricolores não durou muito tempo. O motivo foi que o Nense vivia momento e conseguiu o título inédito da Libertadores. Primeiro, a equipe brasileira liderou o Grupo D, com 10 pontos, superando River Plate (10 pontos), da Argentina, Sporting Cristal (oito pontos), do Peru), e o The Strongest (seis pontos), da Bolívia.
No mata-mata, o Fluzão superou Argentinos Juniors, da Argentina, nas oitavas de final, o Olímpia, do Paraguai, nas quartas de final, e depois o compatriota Internacional, na semifinal. Portanto, o Tricolor se garantiu na decisão da Liberta pela segunda vez na sua história, a primeira em 2008, quando ficou com o vice-campeonato contra a LDU, do Equador.
O detalhe é que a finalíssima de 2023 seria disputada em confronto único no Maracanã, mesmo estádio em que foi superado em 2008, diante de cerca de 80 mil torcedores. O adversário da vez foi o Boca Juniors, da Argentina, que buscava seu sétimo título, mas o Time de Guerreiros se sagrou campeão com uma vitória apertada na prorrogação (1 a 2).
Seguro no Brasileiro
Focado na Libertadores, o Fluminense não chegou a brilhar no Campeonato Brasileiro, mas fez uma campanha segura e se manteve na parte de cima da tabela ao longo das 38 rodadas. No fim das 38 rodadas, a equipe carioca ficou em sétima, com 56 pontos conquistados.
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
O Nense obteve, ao longo da campanha, 16 vitórias, oito empates e 14 derrotas, aproveitamento de 49%, com 51 gols marcados e 47 sofridos, saldo positivo de quatro. Como venceu a Libertadores, o Fluzão garantiu vaga na edição do Torneio Continental do ano seguinte, sem precisar da vaga pelo Brasileirão.
Mundial de Clubes
Como venceu a Liberta, o Tricolor conseguiu vaga para representar a América do Sul no Mundial de Clubes, disputado na Arábia Saudita. Como o torneio ainda está em andamento até a publicação do texto, não é possível dizer quem foi campeão.
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
Os participantes são: Al-Ittihad, da Arábia Saudita, Auckland City, da Austrália, Al Ahly, do Egito, León, do México, Urawa Reds, do Japão, além do Fluminense e o Manchester City, da Inglaterra. O torneio é disputado entre primeira fase, quartas de final, semifinal, decisão do 3º lugar e final.
Elenco do Fluminense de 2023
Goleiros
- Fábio
- Pedro Rangel
- Vitor Eudes
- Gustavo Ramalho
Laterais direitos
- Samuel Xavier
- Guga
- Calegari
Zagueiros
- Nino
- Felipe Melo
- David Braz
- Marlon Santos
- Manoel
- Vitor Mendes
- Felipe Andrade
Laterais esquerdos
- Marcelo
- Diogo Barbosa
- Jorge
Volantes
- André
- Alexsander
- Thiago Santos
Meias
- Paulo Henrique Ganso
- Lima
- Martinelli
- Gabriel Pirani
- Leo Fernández
- Giovanni
- Daniel
- Arthur Wenderrosky
- Yago Felipe
- Michel Araújo
Atacantes
- Germán Cano
- Jhon Arias
- Keno
- Lelê
- John Kennedy
- Yony González
- Alan
- Isaac
- Marrony
- Willian
- João Neto
Técnicos
- Fernando Diniz