Na temporada 2022, o Fluminense disputou o Campeonato Carioca, a Copa do Brasil, Copa Libertadores da América, Copa Sul-Americana e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O ano começou positivamente para o Tricolor das Laranjeiras, com a conquista do Cariocão. Na primeira fase, a Taça Guanabara, o time mostrou sua força e terminou na 1ª colocação, com 28 pontos.
Com a ótima campanha, o Fluzão venceu o turno e garantiu vaga na semifinal, seguido por Flamengo (26 pontos), Vasco da Gama (22 pontos) e Botafogo (20 pontos).
O adversário do Nense foi o Alvinegro de General Severiano, em jogos de ida e volta. O Fluminense garantiu a classificação com uma vitória no primeiro encontro (1 a 0), no Estádio Nilton Santos, e derrota na volta (1 a 2), no Maracanã.
Como ficou em 1º na Taça Guanabara, o Tricolor das Laranjeiras tinha vantagem na somatória dos placares. Na finalíssima, o Fluzão teve pela frente o Rubro-Negro e se sagrou campeão com uma vitória na ida (0 a 2) e empate na volta (1 a 1).
Semifinalista e eliminações inesperadas
O Nense se saiu bem também na Copa do Brasil, embora não tenha levado o título. Precisamente, a equipe carioca foi eliminada na semifinal, pelo Corinthians, com um empate no Maracanã (2 a 2) e derrota expressiva na Neo Química Arena (3 a 0).
Naquela edição, o Fluminense entrou diretamente na terceira fase. No caminho até ficar entre os quatro melhores do torneio, superou Vila Nova, Cruzeiro e Fortaleza, na terceira fase, oitavas de final e quartas de final.
Já na Libertadores, o Tricolor das Laranjeiras não foi nada bem sendo eliminado ainda na terceira fase da fase preliminar, a Pré-Libertadores. A equipe brasileira caiu para o Olímpia, do Paraguai, mesmo tendo vencido no jogo de ida (3 a 1), no Nilton Santos.
No jogo de volta, no Defensores Del Chaco, os paraguaios venceram (2 a 0), levaram a decisão da vaga na fase de grupos para os pênaltis e venceram nas cobranças (4 a 1). Eliminado do torneio, o Fluzão se despediu tendo superado apenas o Millonarios, da Colômbia, na segunda fase.
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
Eliminado da ‘Liberta’, o Nense ganhou uma vaga na Sul-Americana, mas também não se saiu bem. O Fluminense entrou no Grupo H e terminou na 2ª colocação, com 11 pontos, atrás do líder e único classificado Unión Santa Fé, da Argentina, que somou 12. Junior Barranquilla (10 pontos) e Oriente Petrolero (zero ponto), da Bolívia, completaram a chave.
Recuperação no Brasileirão
Após a decepção em dose dupla nas competições continentais, o Tricolor das Laranjeiras deu a volta por cima no Brasileirão, com uma excelente campanha que rendeu o 3º lugar, com 70 pontos conquistados. A equipe carioca ficou atrás apenas do campeão Palmeiras (81 pontos) e do vice-campeão Internacional (73 pontos).
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
Nas 38 rodadas, o Fluzão acumulou 21 vitórias, sete empates e 10 derrotas, aproveitamento de 61%, ainda com 63 gols marcados e 41 sofridos, saldo positivo de 22. A efeito de curiosidade, o Nense teve o artilheiro da competição, caso de Germán Cano, com 26 gols, e a colocação rendeu uma vaga na Libertadores do ano seguinte.
Elenco do Fluminense de 2022
Goleiros
- Fábio
- Marcos Felipe
- Muriel Becker
- Pedro Rangel
Laterais direitos
- Samuel Xavier
- Calegari
Zagueiros
- Nino
- Manoel
- Luccas Claro
- David Braz
- David Duarte
Laterais esquerdos
- Caio Paulista
- Cristiano Silva
- Mario Pineida
- Marlon
Volantes
- André
- Martinelli
- Wellington
- Felipe Melo
- Alexsander
Meias
- Paulo Henrique Ganso
- Yago Felipe
- Nonato
- Nathan
- Michel Araújo
Atacantes
- Germán Cano
- Jhon Arias
- Willian
- Matheus Martins
- Luiz Henrique
- Fred
- John Kennedy
- Marrony
- Alexandre Jesus
- Alan
- Biel
Técnicos
- Abel Braga
- Fernando Diniz