Na temporada 2023, o Flamengo disputou a Supercopa do Brasil, o Mundial de Clubes, a Recopa Sul-Americana, o Campeonato Carioca, a Copa do Brasil, Copa Libertadores da América e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O ano do Mengão começou de forma negativa com o vice-campeonato da Supercopa do Brasil. O adversário foi o Palmeiras, em confronto único disputado no Estádio Mané Garrincha, vencido pelo Alviverde (4 a 3), que levantou o troféu.
A história se repetiu no Mundial de Clubes, edição ainda correspondente a 2022, disputado no Marrocos. O Rubro-Negro entrou diretamente na semifinal e não passou disso, superado pelo Al-Hilal (2 a 3), na Arábia Saudita, e não conseguiu a vaga na finalíssima para encarar o Real Madrid, da Espanha.
O Mais Querido foi para a decisão do 3º lugar contra o Al-Ahly, do Egito, que na outra semi foi superado pela equipe espanhola. O triunfo foi dos brasileiros (4 a 2), que conseguiram ficar no pódio do torneio, enquanto os espanhóis garantiram o troféu sobre os sauditas (3 a 5).
Na Recopa, nada mudou…
A sequência de decepção do Flamengo em 2023 seguiu na Recopa Sul-Americana. O oponente da vez foi o Independiente del Valle, do Equador, e cada um venceu pelo placar mínimo (1 a 0) como mandante, nos embates de ida e volta, o que forçou as penalidades. Nas cobranças, a equipe equatoriana levou a melhor (4 a 5) e se sagrou campeã.
Outro vice amargo no Carioca
No Campeonato Carioca, o Mengão amargou outro vice-campeonato. Inicialmente, na Taça Guanabara, equivalente a primeira fase, o time ficou na 3ª colocação, com 23 pontos, atrás de Fluminense (25 pontos) e Vasco da Gama (23 pontos), campanha que o garantiu na semifinal.
O adversário do Rubro-Negro foi ninguém menos que seu arquirrival, o Vasco, que teve a mesma pontuação na fase de classificação. Foram dois confrontos muito equilibrados, mas o Mais Querido se classificou à finalíssima com uma vitória no jogo de ida (2 a 3) e outra na volta (3 a 1).
A sorte flamenguista acabou na decisão, diante de outro rival, o Fluminense. O Flamengo até venceu com autoridade no primeiro encontro (2 a 0), mas o Tricolor das Laranjeiras aplicou uma goleada no segundo (4 a 1) e se sagrou campeão Carioca, mais uma decepção rubro-negra.
Terceiro vice na Copa do Brasil
Na Copa do Brasil, o Mengão entrou direto na terceira fase e fez uma grande campanha. Inicialmente, superou o Maringá-PR, com uma derrota fora (2 a 0) e goleada em casa (8 a 2). Precisamente, o time superou Fluminense, Athletico-PR e Grêmio, nas oitavas de final, quartas de final e semifinal.
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
Portanto, o Rubro-Negro garantiu vaga na finalíssima do torneio, mas não levantou o troféu. O adversário em questão foi o São Paulo, que estava em busca do título inédito. No jogo de ida, no Maracanã, o Tricolor venceu pelo placar mínimo (0 a 1), e na volta, no Morumbi, segurou o empate (1 a 1) e se sagrou campeão.
Decepção na Libertadores
Assim como na Copa do Brasil, o Mais Querido entrou na Libertadores como atual campeão, mas decepcionou a torcida. Desta vez, no entanto, o time sequer passou perto de vencer o torneio. A princípio, a equipe brasileira avançou em 2º no Grupo A, com 11 pontos, ficando atrás do Racing (13 pontos), da Argentina.
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
Ñublense (cinco pontos), do Chile, e Aucas (quatro pontos), do Equador, completaram a chave. A campanha do Flamengo, porém, foi encerrada nas oitavas de final, diante do Olímpia, do Paraguai. O time até venceu o jogo de ida (1 a 0), no Maracanã, mas foi superado no Defensores del Chaco (3 a 1) e se despediu do torneio.
Sem empolgar no Brasileiro, mas bem
No Campeonato Brasileiro, o Mengão não chegou a empolgar ao longo da campanha, mas terminou entre os primeiros colocados, na 4ª posição, com 66 pontos, atrás do campeão Palmeiras (70 pontos), além de Grêmio (68 pontos) e Atlético-MG (66 pontos).
Ao longo das 38 rodadas, o Rubro-Negro obteve 19 vitórias, nove empates e 10 derrotas, aproveitamento de 57%, com 56 gols marcados e 42 sofridos, saldo positivo de 14. Com a colocação final, o Flamengo garantiu vaga na Libertadores do ano seguinte.
Elenco do Flamengo de 2023
Goleiros
- Matheus Cunha
- Santos
- Agustín Rossi
- Hugo Souza
Laterais direitos
- Wesley França
- Guillermo Varela
- Matheuzinho
Zagueiros
- Fabrício Bruno
- Léo Pereira
- David Luiz
- Pablo
- Rodrigo Caio
- Cleiton
Laterais esquerdos
- Ayrton Lucas
- Filipe Luís
Volantes
- Thiago Maia
- Erick Pulgar
- Allan
- Igor Jesus
Meias
- Éverton Ribeiro
- Giorgian De Arrascaeta
- Gerson
- Victor Hugo
- Matheus França
- Arturo Vidal
- Evertton
Atacantes
- Pedro
- Gabriel Barbosa
- Everton Cebolinha
- Bruno Henrique
- Luiz Araújo
- Marinho
- Matheus Gonçalves
- Mateusão
- André Luiz
- Lorran
- Werton
Técnicos
- Vítor Pereira
- Jorge Sampaoli
- Tite